A Criada

“A Criada”- “The Handmaiden” – “Ah-ga-ssi”, Coréia do Sul, 2016

Direção: Park Chan-wook

Logo nos interessamos por aquela mocinha coreana, criada por um ourives, que aprendeu a roubar, fazer falsificações e cuidar de bebês que seus patrões vendiam para japoneses.

Mas Sook-Hee (Kim Tae-ni), pequena e graciosa, logo mudará de ambiente. Da casa pobre, vai ser levada por um golpista (Jung-woo Há) para a luxuosa mansão de um ricaço. Lá ela será a criada de quarto da sobrinha japonesa do dono da casa, Lady Hideko, uma rica herdeira.

Além do tio, um velho perverso que pensa em se casar com a sobrinha de sua mulher morta para apossar-se de sua fortuna, o Conde, golpista sem moral, também tem o mesmo objetivo. Para isso ele vai precisar da mocinha pobre naquela casa rica. Chamada agora Tamako, ela vai se aproximar da rica Hideko, que parece ingênua e frágil, para convencê-la a casar-se com o Conde.

A história, adaptada para a Coréia durante a ocupação japonesa nos anos 30 do século XX, vem de um livro escrito por Sarah Waters (“The Fingersmith” – “Na Ponta dos Dedos”), que originalmente se passa na Inglaterra vitoriana.

Park Chan-wook, conhecido por seu filme “Old Boy”, premiado em Cannes em 2004, mostra aqui que além de violência, aprecia o luxo e o refinamento.

O filme é deslumbrante. Cenários cheios de detalhes preciosos tem como personagem principal o feminino: a relação entre as duas protagonistas. Park Chan-wook faz com que apreciemos a beleza natural das jovens de corpos perfeitos e pele de pêssego, cabelos negros sedosos e gestos delicados.

O quarto de Hideko é retratado como um lugar de delícias e prazeres voluptuosos. A enorme cama está no centro do ambiente ornado de espelhos e armários repletos de sapatos, gavetas com luvas finíssimas, quimonos preciosos, joias e leques. Uma corda enrolada como uma cobra na prateleira mais alta do armário intriga a criada. Um fio de seda com guizos, também.

Tais objetos não estão ali por mero acaso. Tem papel importante na história das perversões e fatalidades acontecidas naquela casa.

O jardim, palco de uma tragédia, tem a beleza de uma obra prima de um paisagista dotado. A cerejeira florida é o centro desse jardim do paraíso, onde a serpente se esconde, entre as pedras, riachos, arbustos e caminhos de cascalho. Uma natureza copiada e aprimorada.

Mas, no jogo das reviravoltas, mentiras, traições e mudanças de identidade, que são a parte interessante da história, quem é a serpente? A plateia fica em suspense e acompanha os “flashbacks” que explicam muita coisa que ainda não sabíamos.

O diretor, que geralmente mostra sangue, aqui se esmera em desvelar corpos femininos e seus mistérios. O erotismo de certas cenas é trabalhado lentamente, levando a um arco de excitação crescente.

Mas, mais do que a beleza das atrizes coreanas, “A Criada” mostra que a inteligência feminina não pode ser desprezada, já que de dominadas pela crueldade e perversão masculinas, as mulheres dessa história passam a ser as dominadoras, nesse filme tão belo quanto surpreendente, onde o amor vence a ganância e a maldade.

Este post tem 0 Comentários

  1. maria lucia romanauskas disse:

    Eleonora…que filme!!
    Que diretor e que roteirista!!
    O roteiro desse filme é estarrecedor!
    Ele engana, e nos leva a pensar em como julgamos as pessoas de antemão, sem conhecer a verdadeira história ou estória!
    É um filme escandalosamente encantador, e que prende do começo ao fim..
    è um filme que ensina e que nos compele a ver diferentes formas da mesma coisa…

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!