A Troca de Rainhas

“Troca de Rainhas”- “L’échange des Princesses”, França, Bélgica, 2017

Direção: Marc Dugain

Estamos em 1721. França e Espanha são reinos exauridos em conflitos por muitos anos. A paz era necessária para que a vida retomasse seu curso.

O regente da França, Philippe D’Orléans (Olivier Gourmet), lança mão de uma ideia que já se mostrara eficaz em outros casos. Sugere o casamento dos herdeiros dos dois reinos, Louis XV (Igor van Dessel) de 11 anos, da França com a princesa Anna Maria Victoria (Juliane Lepoureau) de 4 anos, da Espanha e Luis I (Kacey Mottet Klein) de 14, da Espanha, com a sua própria filha, Louise-Elizabeth (Anamaria Vertolomei) de 12 anos.

Uma troca de princesas, como foi conhecido o fato histórico.

E claro que tudo isso acontece à revelia das crianças reais, que só tinham que obedecer. Afinal, eram criados para isso. Sua nobreza servia ao reino e a vontade própria era algo impensável. Crianças marionetes, num mundo de ambições adultas.

Tudo parece correr bem na Espanha quando o rei Felipe V (Lambert Wilson) dá a notícia a seus filhos. Neto de Louis XIV, parecia natural casar a pequena Anna Maria Victoria, sua filha, com seu primo, o futuro rei Louis XV. A menina tem apenas 4 anos (no filme é interpretada por uma atriz de 6 anos) mas a ela agrada a ideia de um dia vir a ser rainha da França. Mas veremos como Louis XV, adolescente cercado de amigos homens, é influenciável e não presta atenção digna à futura esposa. Não retribui a seu afeto.

Já a filha do regente da França, conhecida como Mademoiselle Montpensier, não parece nada feliz com  seu casamento com o futuro rei da Espanha, já dedicado a ela. Parece detestar o futuro marido.

No filme, vemos a bela noiva de Luis I, que vai ser rainha da Espanha, divertir-se mais com suas damas de companhia do que com a presença do marido. A tragédia vai se incumbir de acabar com o casamento.

A troca de princesas não funcionou como se pensava.

O filme, baseado no livro de Chantal Thomas e dirigido pelo diretor senegalês Marc Dugain, é um prazer para os olhos. A produção de arte soube criar climas de sonho como na noite da troca das princesas, na fronteira da França e Espanha, marcada por um rio, na ilha dos Faisões. Luzes de tochas e velas fazem a noite mais clara do que com a lua cheia. O rio está iluminado e o barco real, que traz uma princesa e leva a outra, ricamente adornado. Nas encostas, lacaios de libré seguram tochas para clarear o caminho das princesas.

Os figurinos são um capítulo à parte. Tanto as princesas como os jovens reis se vestem com ricos tecidos enfeitados com pérolas e ouro.

Em Versalhes, os arranjos de peônias e plumas surpreendem e outros detalhes estéticos dão vontade de ver o filme de novo. Assim, os jardins de Le Nôtre, o espelho d’água com um barco a remo precioso, os cisnes brancos no lago, os bosques no outono combinando com o vestido vermelho e dourado e a monumental escadaria de mármores coloridos de Versalhes.

Tudo é uma festa para os olhos.

Mas o clima é de tristeza e decepção. Os casamentos fracassaram ou por nem ter chegado a acontecer ou pela presença de doenças mortais que encurtavam a vida das pessoas, tanto plebeias como reais. A expectativa de vida naquele tempo não ultrapassava os 35 anos.

“Troca de Rainhas” é um belo filme histórico com ideias e charme.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!