Sem Data, Sem Assinatura

“Sem Data, Sem Assinatura”- “Bedoune Tarik, Bedoune Emza”, Irã, 2017

Direção: Vahid Jalilvand

Tudo acontece muito rápido. Uma moto é atingida pelo espelho do carro que teve de desviar de outro e está caída ao lado da avenida escura.

Imediatamente, o homem que causou o acidente estaciona e vai ajudar a família que estava na moto. Um bebê chora no colo da mãe e um menino de uns 8 anos está ao lado do pai que conduzia a moto.

“- O meu filho bateu a cabeça”, diz o pai aflito.

O homem do carro se ajoelha para examinar o menino:

“- Está com náuseas? Sua cabeça está doendo? Eu sou médico. ”

Acrescenta que pagará os estragos na moto e o hospital para o menino. O médico parece preocupado. Não deixou chamar a polícia porque sabia que seu seguro não estava em dia.

“- Vou dar uma carona até o hospital e pago o conserto da moto. ”

Tira a carteira do bolso e diz para o pai da família:

“- Pegue o quanto quiser para o conserto. Tem um hospital aqui perto. ”

Mas o homem põe a moto em pé e diz que vai sair dali com a família. O carro do médico segue atrás e ele buzina sinalizando a entrada do hospital. Mas a moto segue em frente.

Mal sabia o dr Nariman (Amir Aghaee), médico legista respeitado que ali começaria um drama. Tanto para a família de Moose (Navid Mohammadzadeh), quanto para ele próprio.

Perplexo, ele vê no dia seguinte, o corpo do menino no necrotério. Tinha chegado pela manhã cedo e ia ser autopsiado para determinar a causa da morte.

Atordoado, ele ouve falar que o exame laboratorial indicava intoxicação alimentar e botulismo. Mas ele não consegue se convencer. Para ele o menino tivera uma concussão cerebral por causa do acidente. Os sintomas são os mesmos nos dois casos.

A família do menino é avisada e vemos a mãe (Zakiyeh Behbahani) culpar o marido pela morte do filho.

Ele fica louco de dor e raiva e corre ao abatedouro onde comprara barato carcaças de galinha.

Outro drama acontece.

O filme, dirigido e com roteiro do iraniano Vahid Jalilvand, 42 anos, mostra o conflito interno em que a culpa arrasta tanto o médico como o pai do menino, de modos diferentes, mas igualmente terrível, para um inferno.

De quem é a culpa pela morte da criança?

Mesmo depois da justiça ser acionada, não importa a decisão do juiz. Fica claro que cada um dos homens envolvidos nunca vão se livrar dessa culpa que os perseguirá para sempre.

O filme tem cores desbotadas, quase cinza, combinando com a situação de dor e luto que toca a todos.

“Sem Data, Sem Assinatura” mostra o Irã e seus problemas sociais mas também ultrapassa fronteiras e fala do humano, sob o peso e o jugo da culpa, sempre na sombra e da qual não nos livramos quando ela cai em cima de nós e é acolhida. Se somos éticos, claro.

O filme foi premiado no 74º Festival de Veneza, na mostra Orizzonti, como melhor direção e melhor ator para Navid Mahammadzadeh.

Seco, envolvente e trágico.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!