Prenda-me se for capaz

“Prenda-me se for Capaz” - “Catch Me if You Can”, Estados Unidos, 2002

Direção: Steven Spielberg

Um filho único adolescente e romântico que gosta de ver os pais dançando na sala (Nathalie Baye e Chistopher Walken) e que adora quando escuta a história de como ele conquistou o amor dela, é um caso raro.

São os anos 60 e Frank Abagnale Jr (Leonardo DiCaprio) descobre que tem talento para se fazer passar por quem não é. Quando muda para uma escola nova, por causa de problemas financeiros do pai, banca o professor substituto de francês e só é descoberto dias depois.

Para a infelicidade de Frank, aos 16 anos, seus pais se separam e o pai está devendo dinheiro ao governo. Esse personagem infantil, resolve então que vai unir os pais novamente e devolver a eles todo o dinheiro que o pai perdeu em maus negócios. Com uma inteligência fora do comum e a esperteza necessária, ele foge de casa e convence a todos que é piloto de avião, depois médico e ainda por cima advogado, sem nunca ter estudado além do ensino médio. Compõe tais identidades falsas assistindo na TV ao “Dr Kildare” e “Perry Mason”.

Mais. Com sua capacidade para convencer as pessoas a fazer o que ele quer, passa cheques sem fundo e depois se especializa em falsificar cheques, com tal maestria, que consegue, em cinco anos, alguns milhões de dólares, que guarda em malas escondidas.

Frank não é o tipo para quem o dinheiro serve para comprar uma vida luxuosa e dissipada. Não. O menino que ele ainda é quer agradar o pai e insiste em comprar para ele um Cadillac, que é sempre devolvido, já que o pai não poderá justificar a posse do carro.

A ligação forte com o pai e o orgulho dele, mal disfarçado, com o que o filho consegue na vida, vai ter um reflexo na relação que Frank vai manter com seu perseguidor do FBI, Carl Hanratty (Tom Hanks). Frank consegue escapar do agente mal humorado, inflexível e persistente, sempre na última hora, a ponto de torná-lo uma espécie de pai disciplinador, que o admira, por sua sagacidade e brilhantismo e que vai protegê-lo de si mesmo.

Leonardo DiCaprio com seu olhar de anjo e bela estampa, tem também fala macia e as mulheres se derretem por ele. Jennifer Garner, que tenta fazê-lo pagar por uma noite de amor, é seduzida e ludibriada.

Ele é adorável e mente sem maiores problemas.

E o mais inacreditável é que ainda está vivo, nada no filme é inventado e, agora, Frank Abagnale Jr está milionário graças ao seu largo conhecimento em fraudes bancárias. Trabalhando para evitá-las.

Steven Spielberg mostra seu talento para narrar histórias e divertir o público com seu cinema sempre inteligente e brilhante. Uma delícia de filme.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!