As Viúvas

“As Viúvas” - “Widows”, Estados Unidos, 2018

Direção: Steve McQueen

Uma furiosa perseguição de carros noturna é o pano de fundo para apresentar quatro mulheres casadas. Elas vão ficar viúvas mas ainda não sabem.

Verônica Rawlins (Viola Davis) é apaixonada pelo marido branco e bonito, Harry (Liam Neeson). Estão na cama fazendo amor.

A morena latina Linda Perelli (Michelle Rodriguez) tem uma loja, três filhos e um marido ausente.

Alice (Elizabeth Debicki), branca, bonita, alta e loura tem um olho roxo e foi o marido (Jon Bernthal) que bateu nela.

A última a aparecer é Amanda (Carrie Coon), uma mulher jovem com um bebê no colo.

A perseguição chega ao fim. Encurralados num galpão, os ocupantes da van trocam tiros com a SWAT até que, de repente, tudo pega fogo. Não há sobreviventes. Não sobrou muito dos assaltantes. Os funerais são com o caixão fechado.

Mas as viúvas não vão poder ficar chorando seu luto. Porque a ameaça que vem bater à porta de Verônica, é séria. O dono do dinheiro roubado e queimado, Jamal Mannin (Brian Tyree Henry) quer tudo de volta. E maltrata a cachorrinha Olivia como sinal de que não está brincando. Ela tem um mês para devolver dois milhões de dólares.

Verônica, que nada sabia sobre o roubo, vai ter que ir atrás das pistas que o marido deixou para conseguir sobreviver. Convoca as outras para executar um plano.

Alice e Linda topam. Amanda não quer saber de se arriscar. Então Belle (Cynthia Erivo) vem se juntar a elas e dar força ao grupo.

E elas partem para a luta.

“As Viúvas” é um filme que tem ação, roteiro bem escrito, ótimo elenco e, principalmente, mostra mulheres que encaram o perigo e o desconhecido com coragem e competência. Os maridos não deixaram nada para elas, além das consequências do roubo frustrado. Vão ter que se virar. Treinar para fazer melhor o que os maridos não conseguiram.

O diretor Steve McQueen de “Shame” 2011 e “12 Anos de Escravidão” 2013, com o qual tornou-se o primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor filme, é um craque para contar histórias envolventes.

O roteiro escrito pelo diretor em parceria com Gillian Flynn, a autora do livro e roteirista do filme “Garota Exemplar”, fala de mulheres deixadas de lado, indefesas, que tem que pagar pelo que seus maridos fizeram. Mas elas não se abatem e tentam virar o jogo, num mundo de homens poderosos.

Temas como racismo, envolvendo o assassinato de garotos negros pela polícia, políticos corruptos (Robert Duvall e Colin Farrel) e pastores manipuladores, tem bom espaço no roteiro. Daniel Kaluuya, nomeado para o Oscar no ano passado, faz uma ponta assustadora com talento.

Enfim, “ As Viúvas” é ótimo entretenimento, tanto para os que gostam de ação quanto para os que apreciam reviravoltas num enredo inteligente e momentos de reflexão.

Já é um dos melhores filmes do ano.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!