Três Faces

“Três Faces”- “Se rokh”, Irã, 2018

Direção: Jafar Panahi

Quando o filme “Três Faces” foi exibido em competição no Festival de Cannes 2018, o diretor não estava lá. Também não apareceu para receber pessoalmente o prêmio de melhor roteiro da competição oficial, a Palma de Ouro. Uma cadeira vermelha vazia sinalizava a ausência do cineasta.

Por que? Porque Jafar Panahi (“O Balão Branco”) está proibido de viajar para fora do país, o Irã, e também não pode fazer filmes. O regime dos aiatolás o considera um inimigo.

Mas ele conseguiu não obedecer e já são três filmes depois da proibição, que chegam até nós: “Isto Não é um Filme”, “Taxi Teerã” e esse “Três Faces”. Todos filmados quase que sem nenhum orçamento e escondido.

“Três Faces” tem um subtexto tocando sutilmente nos problemas do país no que diz respeito à falta de liberdade de expressão. E nada melhor que mostrar como as mulheres são tratadas. O filme se passa numa zona rural na fronteira do Irã com a Turquia e o Azerbaijão. A população tem problemas com a infraestrutura não tendo acesso livre à eletricidade, por exemplo, tendo que conviver com cortes inesperados. Também não há médicos que atendam à população, entregue à própria sorte.

As três faces de que fala o título e, em torno às quais é contada a história, são faces femininas.

A primeira, é a de uma atriz muito conhecida no Irã, Behnaz Jafari que viaja para o interior do país com o diretor do filme. Aqui todos os personagens são eles mesmos, usando seu próprio nome.

Acontece que a atriz está muito preocupada não sabendo se é verdade ou mentira um vídeo que lhe chegou às mãos. Trata-se da jovem Marziyeh, desesperada, pedindo sua ajuda e parecendo querer suicidar-se porque não a deixam estudar no Conservatório de Teerã. A família quer impedir que ela realize seu sonho de ser atriz e quer casá-la contra sua vontade. Ela é a segunda face.

A terceira é a de uma antiga atriz, Sharzad, que atuava como dançarina nos filmes de antes da revolução dos aiatolás e que vive isolada e só na mesma aldeia. É considerada mau exemplo para as meninas de lá.

O diretor, que também é tolhido em seus direitos de expressão, identifica-se com essas mulheres que sofrem ao serem subjugadas pelas famílias tradicionais através do machismo reinante.

A população da zona rural visitada ainda obedece a regras não escritas e acredita em crenças supersticiosas.

Jafar Panahi não julga. Apenas retrata o estado de coisas nessa região e mostra como o Irã ainda guarda uma cultura fechada a inovações, o que interessa ao governo do país.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!