A Livraria

“A Livraria”-“The Bookshop”, Espanha, Reino Unido, Alemanha, 2017

Direção: Isabel Coixet

Quase todos nós temos um sonho, às vezes secreto. É sempre um projeto caro ao coração. E uma coisa é preciso então. Coragem e determinação para realizá-lo. É o que vamos ver nesse filme encantador que se passa na Inglaterra no fim dos anos 50.

Florence Green (Emily Mortimer) estava viúva. O casamento fora uma época feliz em sua vida. O marido e ela se amavam e tinham os mesmos interesses. Os dois adoravam livros e ele lia toda noite para ela. Mas veio a guerra e ele se foi.

Quando decidiu mudar para uma pequena comunidade inglêsa numa ilha, resolveu realizar um velho sonho. Vai abrir ali uma livraria.

Apesar dos percalços e encrencas com o banco local, Florence consegue comprar a Velha Casa. Reparos a fazer não assustam e ela instala a livraria no térreo e vai morar no segundo andar.

Christine, uma menina ruiva e esperta, vem ajudá-la e se tornam muito próximas.

Outro habitante da ilha era o senhor Brundish (Bill Nighy, excelente), que morava numa bela casa em uma colina. Era o único que também adorava livros. Ele foi o primeiro cliente de Florence. Mas, não saia de casa, a não ser para passeios pela ilha, sempre só. Lendas sobre ele e sua misantropia e a morte da esposa na lua de mel, corriam na vila de boca em boca.

Florence também vai conhecer o General Bruno Gamart e sua esposa Violet (Patricia Clarkson) que tentarão impedir seu sonho. Cobiçavam a Velha Casa para ali instalar um centro de artes.

Acompanhamos Florence em seus passeios pela ilha e a câmera de Isabel Coixet, diretora catalã inspirada, 59 anos, faz a natureza ter um papel importante nesse filme, no qual vemos uma paleta de cores delicadas. O mar, o bosque, as nuvens, são elementos que ajudam as reflexões de Florence.

Os personagens são muito bem desenhados em suas peculiaridades, na adaptação do livro de Penelope Fitzgerald pela diretora. O detalhe aqui é tão importante quanto a cena toda que está na tela. Isabel Coixet convida o espectador a partilhar momentos de intensa humanidade, seja tanto em seus bons quanto em seus maus aspectos.

“A Livraria” é um filme para quem gosta de livros e de sentimento delicados.

Este post tem 0 Comentários

  1. Gostei muito desse filme e quero deixar aqui registrado o meu agradecimento para a Eleonora por ela conseguir “achar” filmes tão legais na Netflix.
    Eu vivo por lá, zangando e, na falta de coisa melhor, assisto aqueles filmes bem babacas e seria sp assim, não fossem as indicações da Eleonora.
    Fico até curiosa de saber como é o processo de busca dela, pq eu até que vasculho aquela (ou aquela?) Netflix de ponta a ponta e nunca acharia esse filme, por exemplo, tenho certeza.
    Bai, bai!

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!