O Mistério do Gato Chinês

“O Mistério do Gato Chinês”- “Kukai”, China, Japão, Hong Kong

Direção: Chen Kaige

Uma bela mulher, pele muito branca e envolta em sedas, está à beira do lago em seu jardim quando um misterioso gato negro se aproxima e fala com ela. Pede o que ela come e, como agradecimento, indica o lugar de um tesouro enterrado. Moedas de ouro.

Quando ela volta ao lago, depara-se com um peixe ensanguentado, ainda vivo e sem os olhos.

“Que gato estranho”, pensa a mulher, “fala e come só olhos…prometeu voltar.”

À noite, mostra para o marido, chefe da guarda imperial, seu tesouro. Mal sabem eles que esse foi o primeiro passo de uma vingança que vai atingir muita gente. Estamos no século 8, no reinado do Imperador Dezong, da dinastia Tang, em Chang’an.

O Imperador está doente, não come nem dorme há muitos dias. É chamado para atende-lo o especialista em exorcismos, o monge japonês Kukai (Shota Sometani) que estava na capital em visita, para estudar textos budistas.

“- O Imperador tinha um gato preto?” pergunta o monge ao escrivão e poeta da corte Bai Zahian (Huang Xuan).

“- Não que eu saiba” responde ele.

O monge lamenta mas não pode salvar o Imperador.

Agora juntos, o monge e o escrivão e poeta vão tentar esclarecer o mistério. Kukai está certo de que há um gato negro envolvido na morte do Imperador. Encontrou seu pelo junto ao morto.

Nessa tarefa complicada os dois terão que entender o que aconteceu há 30 anos atrás no reinado do Imperador Xuanzong. Vão se envolver em um enigma que terão que decifrar.

Sabe-se que o Imperador tinha como favorita uma mulher deslumbrante e muito bondosa. Certamente Lady Yang está no centro dessa história que envolve intrigas palacianas, ciúme e inveja, estratagemas mágicos, reviravoltas, misericórdia, injustiça e um grande amor.

Uma aventura extraordinária espera o monge e o poeta, num mundo de ilusão.

Beleza e opulência, com um toque “kitsch”, vão agradar às plateias do novo filme de Chen Kaige, 69 anos, da 5ª geração de diretores de cinema chineses. Ele ganhou a Palma de Ouro em 1993 em Cannes, com seu filme “Adeus Minha Concubina”, que acompanha a história da Revolução Cultural na China através de uma companhia de ópera.

“O Mistério do Gato Chinês” tem cenas belíssimas com acrobatas, fogos de artifício, danças e a espetacular Lady Yang (Sandrine Pinna), que encanta a todos e desperta paixões.

Mesmo que um pouco confuso, pelos muitos personagens, o filme vale ser visto principalmente pelos cenários admiráveis, que levaram seis anos de trabalho e custaram 154 milhões de dólares. E hoje são um parque temático para o público.

Belo filme.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!