Vision

“Vision”- Idem, Japão, França, 2018

Direção: Naomi Kawase

Uma floresta de cedros, muito verde no verão, vermelha no outono, com altas copas de árvores, esconde um rio e uma aldeia minúscula e encobre um mistério, que envolve a natureza e a humanidade. Parece que lá existem plantas medicinais colhidas pelos locais dentro de uma antiga tradição.

Chegam de trem na floresta de Nara, a francesa Jeanne (a bela e expressiva Juliette Binoche) e uma acompanhante. Ela escreve ensaios sobre viagens e olha a paisagem com olhos de encanto e procura.

Jeanne espera encontrar ali, onde pouca gente vive, uma planta lendária chamada “vision”, que traria conforto à fraqueza, angústia e dor dos homens.

O ritmo do filme é lento e pode aborrecer quem não admirar as belas fotografias da natureza, imagens capturadas pelo estreante e inspirado Arata Dodo. Porque a maior atração do filme, além da Binoche, é transportar a plateia para um lugar encantado, cuja paz só é interrompida por lenhadores e caçadores raros. Ou seja, a presença humana.

Naomi Kawase, uma das mais prestigiadas cineastas do Japão, conseguiu convencer uma das mais famosas estrelas do cinema a trazer seu belo e expressivo rosto para construir uma personagem complexa, que não é só a jornalista que ela diz ser. Assim, ouve-se um velho habitante da região, referir-se a uma cientista estrangeira que visitara a floresta há 20 anos atrás. O certo é que Jeanne procura pela planta. Quer consolo sobre algo em seu passado? É o que intuímos por imagens passadas rapidamente na tela.

Jeanne vai viver ou reviver um amor que aconteceu em sua juventude. Tudo volta à sua mente e ao seu coração quando encontra Tomo ( Masatochi Nagase), um homem solitário e seu cão. O aparecimento de um jovem perdido e ferido, Rin, aprofunda laços entre eles, formando uma trindade benfazeja.

Há uma leitura possível do filme que nos leva a pensar em como o destino destrutivo da humanidade, com suas guerras e agressividades, caminha sempre para um renascimento. A planta que marcaria esse reinício do ciclo seria uma metáfora para o instinto de vida que não é inimigo do instinto de morte, mas seu complementar.

A velha Aki (Mari Natsuki) que diz ter 1.000 anos, é cega e parece ser um espírito da floresta. Ela reconhece Jeanne e a esperava para que tudo acontecesse como tem que acontecer. A vivência do ciclo natural sem dor nem angústia. A morte como uma passagem para a vida.

A floresta vai ensinar esse conhecimento. O fogo traz a água e tudo volta a viver.

Mas quem se encanta com o jeito de Naomi Kawase contar histórias, como fez nos  seus filmes de maior sucesso “Sabor da Vida” 2015 e ”Esplendor” 2017, não vai entender direito esse roteiro dela com cigarras, números primos, aceleração da vida que tem que ser destruída por si mesma a cada 997 anos e a planta regeneradora.

Quem quer tudo explicadinho não vai gostar. Quem admira o Japão, a Binoche e curte a natureza vai sair pensativo do cinema. Como eu.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!