Ford vs Ferrari

“Ford vs Ferrari”- Idem, Estados Unidos, 2019

Direção: James Mangold

Em 1959, Carroll Shelby (Matt Damon) foi o primeiro Americano a ganhar a famosa corrida de 24 Horas de Le Mans, pilotando um Aston Martin. Feito único. Mas o cardiologista encerra sua carreira, já que o piloto tem problemas no coração.

Assim, ele se torna um designer de carros especiais. E vai ser o homem que vai levar o herdeiro da Ford para as corridas de carros.

Acontece que a dona do carro vermelho mais bonito e veloz das pistas era a Ferrari do comendador Enzo Ferrari. Mas estava falida. A Ford tenta comprá-la, sem êxito. A Fiat de Ianelli, outra fábrica italiana é quem fecha o negócio.

Henry Ford II (Tracy Letts) ao saber que perdeu a Ferrari, fica furioso e quer contratar os melhores engenheiros e pilotos para vencer Le Mans em 1966. A Ferrari tinha levado todas as quatro últimas corridas. E chama Shelby para montar a equipe.

É então que o ex piloto vai procurar seu amigo, Ken Miles (Christian Bale) que guiava um carro como ninguém mas de personalidade difícil, para ajudá-lo a construir o carro da Ford que precisava ser melhor do que uma Ferrari para ganhar Le Mans.

O problema é que Miles, inglês mal vestido e desbocado, não fazia o tipo que os engravatados executivos da Ford queriam pilotando o carro deles. E colocam outro para vencer a corrida, passando por cima de Shelby. Foi um fracasso.

E é então que entra Shelby com sua capacidade de influenciar o patrão da Ford:

“- Perdemos a corrida mas fomos os mais rápidos na última volta, mesmo com o piloto errado. A Ferrari sabe que com o FordGT40 somos mais velozes do que eles.”

E Shelby emplaca Ken Miles para o carro da Ford, principalmente porque ele vence em Daytona. Mas houve todo o tempo uma luta feroz entre Shelby e os executivos que não gostavam do amigo dele.

O filme prende a atenção até daqueles que não gostam de carros de corrida porque não faz das pistas o recheio único. As performances de Matt Damon e Christian Bale é que são o prato principal.

Um, mais equilibrado, tem uma visão correta do que é necessário para vencer o desafio proposto pela Ford e o outro, mais passional mas talentoso, faz das corridas e dos carros sua paixão.

James Mangold, o diretor, quer mostrar os homens que estão por trás desse esporte que também é um negócio. E, por isso, o filme fica mais interessante para qualquer tipo de público.

É de Ken Miles a frase que se refere às 7 mil RPM, quando tudo desaparece e só existe um corpo movendo-se pelo espaço e tempo. Christian Bale encarna esse personagem com garra. Com a família ele tem um outro lado. Amoroso e cativante com o filho pequeno (Noah Jupe) e a mulher (Caitriona Balfe).

No mais são cenas empolgantes de carros voando pela pista, muito de perto ou de longe, criando uma estética de imagens casadas com o ronco dos motores e o derrapar dos pneus.

Ótimo filme que conta uma fabulosa história real.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!