História de um Casamento

“História de um casamento”- “Marriage Story”, Estados Unidos, 2019

Direção: Noah Baumbach

Nicole e Charlie estão vivendo um momento difícil do casamento. Na terapia de casal, os dois tem que escrever uma lista daquilo que gostam no outro. O terapeuta acha que é bom começar com uma nota positiva, para ambos não esquecerem que amaram a outra pessoa e o porquê.

Entendemos pela lista dela que Nicole (Scarlett Johansson) mudou de Los Angeles para Nova York para ser a estrela das peças de teatro de Charlie. E que ela acha que ele não deixa que opiniões contrárias o façam desistir de suas ideias. Além disso, ela pensa que ele é muito competitivo e que quase nunca se dá por vencido. Sabe que ele adora ser pai, que veio do nada e que a violência e o álcool estiveram presentes na infância dele.

Enquanto que Charlie (Adam Driver) entende que ela deixou a mãe e a irmã em Los Angeles para ser a atriz dele em Nova York e que ela é sua atriz preferida. Depois escreve que ela é uma boa ouvinte, que dá presentes incríveis, que é uma mãe que brinca e que corta o cabelo do filho e o dele. E que adora tentar entender suas ideias malucas.

Nicole sai da sessão de terapia brava. Longe dos olhos de Charlie, ela chora.

E se muda para a casa da mãe em Los Angeles. É estranho mas parece que ela não está de todo convencida que a separação é o melhor caminho.

Mas aí começa a bola de neve que vem ribanceira abaixo e vai virar uma avalanche.

Entra em cena a advogada famosa e competente (Laura Dern), que escreveu um livro, assistiu as peças de Charlie em Nova York e viu Nicole na série da TV. Pergunta se ela que viver em Los Angeles ou Nova York. E a resposta chorosa é a de que ela quer continuar a ser amiga do marido.

E, quando ele chega e conta que ganhou uma bolsa importante, ela o abraça com sinceridade. Mas logo dá um passo para trás quando vê a mãe afetuosa e efusiva com Charlie e ele gostando.

E cada um de nós pensa em como é difícil essa fase do divórcio quando ainda existem sentimentos contraditórios. O diretor e roteirista Noah Baumbach diz que o filme tem conteúdos autobiográficos, o que faz com que tudo tenha uma verdade indiscutível.

Mas o maior acerto foi a escolha dos atores. A Nicole de Scarlett Johansson é simpática, atraente e é ótima mãe para Henry de 8 anos. E tudo parece ser mais fácil para ela porque volta para a casa onde sempre viveu, para a cidade na qual casou com Charlie e onde o filho nasceu.

E Charlie, que parece não conseguir sobreviver sozinho, passa uma dor e um desamparo terríveis. Faz um Charlie inesquecível. A cena onde ele canta “Being Alive” de Stephen Sondheim é especialmente tocante.

E tudo termina numa troca de argumentos e farpas entre os advogados, a dela e o dele (Ray Liotta), e o juiz mandando uma observadora hilária para verificar as relações entre o filho e o pai e o menino e a mãe. Entrevistas tragicômicas.

“História de um Casamento” é comovente e tem atuações extraordinárias, além de um roteiro com diálogos sinceros.

Um dos melhores filmes do ano.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!