O Preço da Verdade

“O Preço da Verdade”- “Dark Waters”, Estados Unidos 2019

Direção: Todd Haynes

É noite. Três adolescentes resolvem tomar um banho no rio depois de uma festa. São surpreendidos por homens que, dentro de um barco, vaporizam algo nas águas onde os meninos estavam se refrescando. Estamos em Parkersburg, Virgínia, na área rural.

“- Malditas crianças! Sumam daqui! ”, gritam os homens.

Um texto na tela conta que o filme se baseia em fatos reais, que apareceram num artigo do New York Times, intitulado “O advogado que se tornou o pior pesadelo da DuPont”.

Quem é esse advogado? É o que o filme de Todd Haynes vai contar. Mas não vai ser de forma escandalosa, apesar de se prestar a isso.

Bob Bilott (Mark Ruffalo, ótimo), que trabalhava num importante escritório de advocacia, que atendia grandes empresas, acabara de se tornar sócio, reconhecido o seu esforço no trabalho da firma. Ele é o tipo de sujeito que se entrega de corpo e alma às causas que defende. Tem família, mulher (Anne Hattaway, discreta e competente) e um bebê, que pouco vê, de tanto trabalho que traz para casa.

Mal sabia ele que a causa de sua vida, que vai durar décadas, estava para começar.

Dois fazendeiros o procuram. Um deles, Wilbur Tennant (Bill Camp), conhecia a avó de Bilott, moradora próxima da fazenda dele, na cidade natal do próprio advogado, que não fazia alarde de suas origens caipiras.

“- Estão envenenando o rio. Você tem que ver.”

Bilott fica incomodado com a situação porque sua firma de advogados trabalha justamente no campo contrário. Defendia as fábricas de produtos químicos. Mas vai com Tennant ao lugar dos acontecimentos, meio a contragosto, mas sem ferir os brios do vizinho de sua avó.

E, para sua surpresa e horror fica estarrecido com a verdade que ele tenta, no início, esconder de si mesmo.

Mas não consegue negar que algo naquele ambiente da fazenda estava matando o rebanho de vacas do fazendeiro. Ao presenciar um surto numa vaca muito magra e estranha e ver os estragos acontecidos nos bezerros que nasciam com malformações congênitas, ele não consegue mais encontrar desculpas. A DuPont estava lançando produtos tóxicos no rio e envenenando o meio ambiente.

Pior, mais tarde ele vai descobrir que o estrago era muito maior e prejudicava a todos. Um produto vendido como uma novidade luxuosa, uma panela antiaderente, chamada Teflon, continha o mesmo produto tóxico que matava as vacas.

Mais criminoso ainda era o detalhe que a DuPont sabia desses perigos e conhecia seus efeitos danosos, produtores de doenças graves em seres humanos e escondia tais dados de seu público consumidor.

Homens como Robert Bilott são raros e preciosos. Apesar das dificuldades jurídicas que enfrentou com inteligência, de ter sua vida familiar perturbada pelos acontecimentos e de ter abandonado a firma em que trabalhava e ganhava um bom dinheiro, não hesitou em escolher defender as vítimas, pobres e doentes. E enfrentar, ainda por cima, o fato de que a DuPont era a maior empregadora da região.

Todd Haynes faz um filme denúncia, sem muitas cores nem efeitos especiais. Bastou chamar o talentoso ator Mark Ruffalo e contar uma verdade estarrecedora que toca a toda a humanidade.

Esse exemplo certamente será seguido por outros. Crimes ambientais estão ocupando espaço e a atenção de suas vítimas, todos nós.

Este post tem 0 Comentários

  1. Maria Antonieta Fuzaro de Lacerda Abreu disse:

    É um filme que tem os mesmos problemas de hoje. É um filme muito atual. que trata dos nossos problemas atuais. Mas não pode ficar muito parado. Pode ficar um pouco monótono. Mas acho que esse assunto também nos pertence.

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!