O Sonho da Borboleta

“O Sonho da Borboleta”- “The Butterfly‘s Dream”, Turquia 2013

Direção: Yilmaz Erdogan

A vida de três poetas turcos, é contada nesse filme para lembrar e homenagear os que viveram essa história real onde “a poesia está na vida e não na morte”, como disse um deles.

Os dois poetas jovens, pobres e muito amigos, lutavam para sobreviver mas sem perder o humor e as brincadeiras entre eles. Viviam à procura de palavras que expressassem o que sentiam em seus corações. E carregavam consigo uma alegria verdadeira em compartilhar os poemas, lidos ou declamados o tempo todo.

E o amor era buscado, apesar da timidez e da falta de oportunidades que os distanciavam das estudantes da escola local, frequentada pela classe social à qual os dois não pertenciam.

O terceiro poeta homenageado no filme, Behcet Necatigil, incentivava os dois rapazes e tornou-se muito apreciado na Turquia, mas na época era apenas professor.

O sonho dos dois rapazes era ter seu poema publicado na revista literária. Toda semana buscavam seus nomes na capa da revista e a decepção era enorme. Mas Muzaffer Tayyp Uslu e Rustu Onur não se abatiam, nem desistiam de sua vocação.

Obrigados a trabalhar nas minas de carvão por uma lei que vigorava na Turquia, ambos contraem a tuberculose que era uma doença incurável na época. Mas apesar da pobreza e da doença tiravam o melhor da vida, que sabiam curta.

Muzaffer, um dos jovens, conta a história que dá título ao filme:

“Um dia, um místico sonhou que era uma borboleta. E acordou confuso. Teria sonhado que era uma borboleta ou era uma borboleta que sonhara que era ele? ”

O filme tem uma beleza rara, fruto do talento do conhecido Gokan Tirvaki, que mostra a cidade de Zunguidak, no Mar Negro, oferecendo aos nossos olhos paisagens à beira mar, bosques verdejantes e a beleza escondida nas coisas do dia a dia dos jovens poetas.

Dirigido, roteirizado e também atuado por Yilmaz Erdogan no papel do professor, o filme foi indicado pela Turquia ao Oscar.

Belo, delicado, uma ode à amizade e à poesia, “O Sonho da Borboleta” é outro exemplo do espírito que tem o cinema que nos vem da Turquia, fruto de uma cultura mística e milenar.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!