Lendas da Paixão

“Lendas da Paixão”- “Legends of the Fall”, Estados Unidos, 1994

Direção: Edward Zwick

Cenário idílico, campos cercados por altas montanhas, um lago cristalino e o céu imenso, ali o coronel Ludlow (Anthony Hopkins), vive com seus três filhos, Samuel (Henry Thomas), Alfred (Aidan Quinn) e Tristan (Brad Pitt).

O coronel se opõe à maneira cruel como são tratados os índios e se afasta da Cavalaria Americana, vivendo em sua fazenda em Montana. Sua esposa lhe deu três filhos mas não se adaptara à falta de conforto a que estava acostumada e abandonou-os no cenário selvagem. Era um lar masculino, onde os sentimentos não se expressavam facilmente. A falta do carinho de uma mãe era sentida.

O narrador da história é o índio Facada (Gordon Toutoosis) que mora ao lado do rancho, com sua mulher e uma filha mestiça adolescente.

Tudo vai mudar com a chegada da noiva de Samuel, Susannah (Julia Ormond), uma bela jovem morena. Ela vai ser a desculpa para o desentendimento entre os irmãos, fadados a amar a mesma mulher. Talvez o trauma do abandono da mãe os empurrasse para esse destino.

O certo é que a presença feminina muda o clima naquela fazenda. Susannah se entrosa e se diverte com os três. Toca piano, tira fotos, aprende a cavalgar e parece adorar ser o foco das atenções

Mas, quando estoura a Primeira Guerra, apesar da proibição paterna, Alfred diz que vai se alistar, Samuel também e Tristan promete que vai para cuidar dos irmãos.

O filme é um drama bem contado. É também uma história de um amor impossível, unindo os irmãos na discórdia e na sombra da ausência materna. Aqueles seres não parecem ter nascido para a alegria de um amor compartilhado. Algo trágico os impede de viver em paz. A desunião entre o pai e a mãe é um fantasma que os empurra para a infelicidade.

Tristan, o mais selvagem dos irmãos é caçador de ursos e tem o prazer de arrancar do peito os corações ainda quentes. Mas é capaz também de ser carinhoso e amoroso com os animais e com a indiazinha mestiça. Dele o índio Facada diz:

“- Algumas pessoas ficam loucas. Ou se tornam lendas.”

Samuel, o mais inseguro, confessa ao irmão Tristan que é virgem e teme não estar à altura da noiva. Tavez por isso é o primeiro a ir para a guerra.

Alfred, o mais ambicioso, vai ter uma vida aparentemente mais completa, sem se dar conta de um lado sombrio que existe numa pessoa próxima.

“Lendas da Paixão”, baseado num conto de 1979 de Jim Harrison tem intensidade dramática e não poupa as coincidências trágicas e os obstáculos perversos. É um filme de faroeste diferente dos outros, no qual o amor é o grande perigo. Não adiantou fugir dele. O amor veio cobrar suas dores de todos os personagens. Ninguém escapa às circunstâncias em que vive…

Este post tem 0 Comentários

  1. Rose disse:

    Maravilhoso!!! Obrigada por trazer de volta esse filme em nossas vidas neste momento.
    Muito bom ! Adorei… não lembrava dos detalhes, fotografia e muito mais .
    Lindo .
    Beijos

  2. Rose disse:

    Maravilhoso!!! Obrigada por trazer de volta esse filme em nossas vidas neste momento.
    Muito bom ! Adorei.

  3. Rose disse:

    Maravilhoso!!!

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!