Como Estrelas na Terra

“Como Estrelas na Terra”- “Taare Zameen Par”, Índia, 2007

Direção: Aamir Khan

Pequeno e franzino, notas baixas na escola, comportamento agitado, ele é invariavelmente  mandado para fora da sala pela professora. Nunca faz a lição direito, mesmo quando a mãe se senta ao lado dele.

O que acontece com Ishaan (Darsheel Safary) que tem 8 anos e não conseguiu ainda aprender a ler e escrever? Ele não acompanha a classe. Sua atenção está dirigida para fora. Olha pela janela como se sonhasse com a liberdade.

Os créditos do filme encantam pelas cores e pelos personagens como o relógio que nada, peixes que sorriem, dois sapos disputam uma minhoca, passam estrelas e planetas, golfinhos pulam nuvens e pipas de todas as cores cobrem o céu. Este é o mundo da imaginação de Ishaam que adora pintar e desenhar. A lousa da escola e os livros não podem competir com esse lugar atraente onde ele se refugia.

No dia da entrega do boletim, a mãe orgulhosa recebe as notas do filho mais velho. E o boletim de Ishaan? Está em tiras porque ele brincou com os cachorros, que o destruíram. De qualquer forma, suas notas eram um desastre.

Num outro dia, jogando bola com as outras crianças errou o alvo e ela foi parar não se sabe onde. Um menino e ele rolam pelo chão, aos socos e pontapés. Sujo, bravo e machucado, ele sobe a escada descarregando nos vasos de plantas dos vizinhos toda a raiva que sente.

Na hora do jantar, o pai mostra seu desagrado com o caçula:

“- Estou cansado de tantas reclamações, você vai para o colégio interno. ”

Como todo filme de Bollywood, as canções e a dança acompanham os personagens ilustrando seus sentimentos. Isso ajuda a animar bem como a mostrar tristezas e decepções. Aqui esse recurso é bem usado e ajuda a compreender como o garoto estava perdido.

E não teve remédio. Contrariado, nervoso e deprimido o menino segue para o colégio interno. Mas tudo continua como antes. Ele não entende nada do que se passa na sala de aula. Na tela olhamos a confusão de linhas que é como Ishaan enxerga essa página e todas as outras do livro.

Muitas crianças no mundo inteiro passam pelos mesmos problemas mas o nosso menino indiano não foi levado a um especialista para um diagnóstico. Os professores o tratam como retardado e insolente.

A sorte de Ishaan é que um professor de arte, jovem e criativo (o próprio diretor do filme), identifica a dificuldade do menino e trabalha com ele a sós, com muita paciência e técnicas acertadas. Através de brincadeiras e jogos, o professor estimula o aluno a prestar atenção ao que acontece entre os dois, que não é mais uma mera lição mas uma convivência calorosa e bem humorada. Ishaan vai surpreender a todos quando florescer sua inteligência, criatividade e talento.

Cores belíssimas e uma câmera que mostra tanto cenas de rua como da escola e closes do rosto de Ishaan, que é um excelente ator infantil, nos conquistam ao longo do filme.

“Como Estrelas na Terra” comove e envolve o espectador, seduzido pelas imagens que explicam visualmente mais do que mil palavras.

“Toda criança é especial” é o bom lema de um professor excepcional. E vale a pena conhecer um pouco da Índia através dos olhos dessa criança com uma visão especial do mundo.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!