Adoráveis Mulheres

“Adoráveis Mulheres”- “Little Women”, Estados Unidos, 1994

Direção: Gillian Armstrong

Quando li o livro apaixonei-me de cara pelas irmãs March. Publicado em 1868 e escrito por Louisa May Alcott (1832-1888), como conseguiu impressionar uma menina brasileira de 11 anos no fim dos anos 50?

Mais do que tudo, o livro me fez pensar em viajar e conhecer aqueles lugares, novos para mim. Apreciei os costumes da época, da pobreza ”elegante” que eu imaginava pelas descrições do livro. E fiquei comovida pelo amor que unia aquelas mulheres, ativas e interessantes, mesmo que a ausência do pai, na guerra civil, ameaçasse essa aparente tranquilidade.

Moravam numa casa feminina, com bordados, piano e pintura como distração. Sem falar nas pilhas de livros por toda a casa e no sótão onde encenavam, entre muitas risadas, as peças escritas por Jo, a segunda delas, vestidas em trajes que elas inventavam.

Mas foram as adaptações para o cinema que me mostraram como o livro poderia ser visto de várias maneiras. Não vi o de 1933, “As Quatro Irmãs”, mas foi na televisão que conheci a segunda versão de 1949, com o mesmo título. Elizabeth Taylor, linda, filmada em Technicolor, com um pregador de roupa do varal no nariz, para afiná-lo, é inesquecível. As ousadias de Jo (June Allyson), a escritora da família, não chocavam mais ninguém. Essas primeiras versões eram tristes mas sem um elemento de verdadeira emoção.

E agora, revendo a de 1994 na Netflix, “Adoráveis Mulheres”, penso que talvez seja a de que mais gosto, apesar da mais recente, dirigida por Greta Gerwig, em 2019, ser um filme maravilhoso que foi indicado para 6 Oscar.

Mas voltemos ao que está em cartaz agora na Netflix. Susan Sarandon como “Marmee”, Mãezinha como as meninas a chamavam, é uma mulher forte mas compreensiva, que incentivava as filhas a ser curiosas e prontas para desenvolver seus talentos.

Essa atitude funcionou principalmente com Jo (Winona Ryder, cativante), que é a personagem criativa, feminista e cheia de conflitos, que para voar mais alto, vai para Nova York para ganhar mais experiência de vida e tentar vender suas novelas.

Amy que é a caçula, interpretada por Kirsten Dunst quando criança, uma menina loura mimada por todos, é realmente adorável, mesmo em seus momentos de raiva. Samantha Mathis faz a Amy adulta, que realiza seus sonhos de elegância.

Meg (Trini Alvarado), a mais velha é a mais reservada e não tem a vaidade de Amy nem a ousadia de Jo.

Beth (Claire Danes), a mais frágil, tem gosto pela música e toca piano. É a mais generosa das quatro.

As cenas na intimidade da casa mostram em “close” a vida diária e as reações das quatro irmãs, da mãe e da cozinheira, tratada como se fosse da família. O enredo tem a caridade para com os mais pobres e o racismo, como temas que perpassam a história.

E, quando a câmara sai para fora, mostra as estações e suas cores mais intimistas no inverno e cenas interiores calorosas como a das meninas com os gatinhos, amontoadas numa cama com cobertores. Florações na primavera trazem cores ao jardim e o outono mostra a beleza das folhas em variados tons. No verão, convida a piqueniques e a filosofar deitadas na grama.

O vizinho Laurie (Christian Bale), que mora com o avô muito rico, é amigo e presença masculina por quem Jo desenvolve uma amizade amorosa e Beth, a mais ambiciosa, vê com olhos sedutores.

“Adoráveis Mulheres – Little Women” é um filme gostoso de ver. Principalmente vocês, meninas e quem se lembra da menina que foi um dia, não percam.

Este post tem 0 Comentários

  1. Mariza Figueiredo Martins disse:

    Obrigada, amei a resenha! Vou ver!

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!