O Discípulo

“O Discipulo”- “The Disciple”, Índia, 2020

Direção: Chaitanya Tamhane

Nossos ouvidos ocidentais não estão habituados com a música clássica indiana. Mas, à medida que esse filme poético nos envolve, contando a vida de um cantor de “ragas”, vamos nos deixando levar pelos personagens e pelos sons dos instrumentos e das canções.

As cenas na cidade de Mumbai à noite, com avenidas desertas e um jovem numa moto, em câmara lenta e a música clássica no fundo, são de uma beleza inesperada.

Belas também são as cenas que mostram o quotidiano, as casas, a escola, os concursos de música e o contraste dos programas de televisão e a multidão sentada junto ao mar ouvindo um concerto.

Sharad Neulkar (Aditya Modak) desde pequeno segue o amor do pai pela música clássica indiana do Norte do país. E se encanta especialmente pelos mitos e lendas que cercam a cantora Maai, a narradora do filme.

A música era para ela uma viagem de autoconhecimento, o Caminho Divino, em busca da iluminação, a Ascese. Ao longo do filme vamos ouvi-la discorrer sobre o que entende sobre arte, música e o canto. São gravações secretas, já que ela jamais tinha permitido isso, mas que aconteceram e estavam com o pai de Neulkar.

E o menino vai estudar com o Guruji, o mestre (Pandit Vineyak Pradham), também um seguidor dos ensinamentos de Maai.

Foram horas e horas de estudo na vida do pequeno indiano, ensaiando as ragas com muita dedicação, embora privado da vida dos meninos de sua idade.

A avó e a mãe não estavam de acordo. Queriam que ele tivesse um emprego e se casasse. Nunca entenderam o amor do menino e depois do jovem e do homem adulto por esse tipo de transe que é buscado com a música clássica indiana.

A procura da pureza, com persistência e força de vontade, tem como prêmio o encontro da paz e da verdade. A música torna-se assim um caminho para o sagrado, diz Maai em seus ensinamentos.

Como contraste, vamos ver o programa de TV “ Fame in India”, que dá prêmios à melhor apresentação. Uma menina simples ganha o primeiro lugar com sua voz maravilhosa, cantando uma raga da música clássica indiana. E alcança a fama, mudando completamente de estilo.

Mas não é fama e dinheiro que o cantor Nerulkar aspira. Ele é devotado ao mestre e depois de sua morte torna-se seu projeto de vida levar os ensinamentos de Maai para que as pessoas a conheçam. Ela que não foi reconhecida em vida, terá agora uma divulgação merecida.

O filme foi quase inteiramente financiado pelo diretor mexicano Alfonso Cuarón (“Roma”) e ganhou prêmios nos festivais de Locarno e Veneza. Foi o representante da Índia no Oscar, e é o primeiro filme indiano a conseguir tal feito em mais de 30 anos.

“O Discípulo” é um filme que emociona e nos faz perceber que os caminhos são muitos. Cabe a cada um escolher o seu e buscar aquilo que dará propósito à vida.

A direção e o roteiro de Chaitanya Tamhare são delicados e naturais. Os atores buscam a simplicidade com talento.

É um filme para quem gosta de música e arte e está disposto a conhecer mais sobre esse país mágico que é a Índia.

 

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!