Salt

“Salt” – Estados Unidos, 2010

Direção: Phillip Noyce

Filmes de ação não fazem o meu gênero. Mas fui ver “Salt”, ainda que de pé atrás.

Aliás, fui ver Angelina Jolie. E tenho que confessar que me diverti. O filme é ela. Pulando, escalando, correndo, lutando, matando gente ruim. E sem quebrar uma unha. Mentira. Vi uns arranhões no joelho e algum sangue no rosto e na camisa rasgada, quando ela enfrenta um pelotão sozinha.

Sim, porque a gata Jolie sempre cai em pé, além de ter sete vidas e muito fôlego. E, de quebra, esbanja beleza com seus olhos de uma cor que mais ninguém possui. Para não falar daquela boca que só fica linda nela.

“Salt” não quer ser um filme realista. Longe disso. É pura fantasia e entretenimento. O diretor e roteirista, o australiano Phillip Noyce, consegue engatar uma coisa na outra usando, além de muita ação, reviravoltas de enredo, surpresas, complôs e jogo de espelho. E por isso a gente fica se perguntando o filme inteiro: quem é Salt?

Aparentemente Evelyn Salt, a personagem de Jolie, é uma agente da CIA e ponto final. Mas, por trás daquela aparência mansa esconde-se uma fera inesperada.

Casada com um biólogo alemão que encontrou no borboletário de um museu, sem mais aquela, ela se transforma de borboleta em aranha.

E mais não conto porque seria estragar a graça do filme.

O roteiro de “Salt” tinha sido imaginado para Tom Cruise que desistiu do projeto porque percebeu que iria fazer mais do mesmo. Achou o roteiro muito parecido com “Missão Impossível” e foi rodar “Encontro Explosivo”com Cameron Diaz.

E dá para entender porque Cruise não quis e Angelina pegou correndo. “Salt”só tem graça com uma mulher no papel principal. Faz toda a diferença. Mérito dela ter percebido isso.

Aliás, Angelina Jolie estreou cedo no cinema, aos 6 anos, em um filme com o pai, o ator John Voight, em 1982. Mais tarde foi modelo, estudou cinema na Universidade de New York mas apareceu mesmo para o grande público só em 1998, através de um papel num filme para a TV, no qual fazia Gia, uma top-model drogada que morria de AIDS.

Colecionou vários prêmios em sua carreira, desde então, mas o principal foi o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2000 que ela mereceu pelo papel de uma sociopata no filme “Garota Interrompida”, ao lado de Winona Ryder.

Mais tarde, em 2005, durante a filmagem de “Mr e Mrs Smith”, conheceu Brad Pitt e daí em diante todo mundo já sabe o que aconteceu.

Hoje, o casal mais bonito do cinema está separado e é uma pena… Eles tem no total seis filhos, sendo três adotivos e três biológicos. E aquela que colecionava tatuagens e punhais, não falava com o pai e se drogava, tornou-se embaixadora da Boa Vontade da ONU e frequentemente participa de missões humanitárias para ajudar refugiados na África, Cambodja e Paquistão.

A antiga “ovelha negra”de Hollywood transformou-se e parece que quer esquecer o passado sombrio. Dizem que de tudo que ela ganha, uma grande porcentagem vai para a caridade.

Ela merece o sucesso que tem.

Este post tem 0 Comentários

  1. Sobre sabores e pessoas, pessoas e seus sabores. disse:

    Também adorei! Angelina esta LINDA!

    Gostei muito do blog!

    beijo grande

  2. Sylvia Manzano disse:

    Ué, meu comentário não entrou.

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!