Amar, Beber e Cantar

“Amar, Beber e Cantar”- “Aimer, Boire et Chanter” França, 2014

Direção: Alain Resnais

 

Os bons artistas sobrevivem através de suas obras. Sempre que sentirmos saudades das reflexões que Alain Resnais fez sobre a natureza humana, lá estarão seus filmes, à nossa disposição, para revê-los.

O grande diretor de cinema francês que morreu aos 91 anos (1922-2014), será para sempre lembrado por suas obras primas, “Hiroshima meu Amor – Hiroshima mon Amour”1959 e “O Ano Passado em Marienbad – L’Année Dernière à Marienbad”1961, que muita gente não entendeu na época.

O tema da memória e do tempo, tratado com originalidade, vai aparecer ao longo de sua filmografia, nesses já citados e em outros como “Providence”1977, “Meu Tio da América – Mon Oncle d’Amérique”1980 e perpassa esse atual “Amar, Beber e Cantar”, seu último filme, premiado em Berlim 2014, um mês antes de sua morte.

Não se iludam. Apesar de, nos últimos filmes, Alain Resnais ter usado um tom mais humorístico, que aparece também aqui, seu humor não provoca gargalhadas. Em “Amar, Beber e Cantar” situações tragicômicas acontecem em York, pequena cidade inglesa mostrada no mapa. O filme foi adaptado da peça de teatro do autor inglês Allan Ayckbourn. Resnais assina o roteiro com um pseudônimo.

Alternam-se no filme cenas com atores em cenários, na maioria jardins, onde o papelão pintado e as cortinas de lona substituem as casas de tijolo com rosas nas cercas de ferro, que só vemos de relance.

Aqui a primeira colocação típica de Resnais, que usa o teatro para falar da vida real.

Nos desenhos e nas estradinhas serpenteando o campo inglês, tudo vai bem. Já com os personagens, três casais e a filha de um deles, que só aparece na cena final, quase tudo vai mal, se rompermos o verniz da superfície.

E o amigo George Riley, que tem seis meses de vida, é o pretexto para que a angústia subjacente à perda de um passado não vivido e a insatisfação com o presente, emerja na vida de todos.

Nunca visto, mas em torno de quem tudo gira, George é a personificação da morte que assusta os amigos que se renderam a uma vida adulta.

Sim, porque parece que o que George é, um eterno “bon vivant”, causa estragos em quem teve que amadurecer e enfrentar a vida, que nem sempre é aquilo que pensávamos que íamos viver.

Perante a certeza da morte, as dúvidas sobre o que vivemos e o que não pudemos ou não quisemos viver, sobem à tona. São as famosas saudades do que não aconteceu.

Mas esse luto por algo não vivido, pelas vidas paralelas que não vivemos, não seria algo inerente à condição humana?

O contraponto necessário é a alegria de viver, apesar dos pesares, que Alain Resnais propõe em “Amar, Beber e Cantar”.

O cineasta e pensador despediu-se do cinema com uma reflexão que deve obrigatóriamente ter brotado de sua vida. Abre os nossos olhos para que lembremos de celebrar o que temos e que não sabemos por quanto tempo ainda teremos. Grande lição.

Este post tem 0 Comentários

  1. Nilu Lebert disse:

    Olá, querida, também eu adorei o filme. Ele se presta a muitas divagações, e eu “viajei” em diversas leituras, inclusive nessa da Vida e Morte. Mas também me ocorreu que George é a personificação do bom humor (as 3 mulheres se referem a isso). Ele é antítese do tédio que elas vivem na vida real, a velha história de “o feijão e o sonho”, você sabe. Delícia encontrar um filme que nos faz pensar! Continuo esperando seu sinal para marcarmos nosso jantar. Beijo, boa semana.

  2. Eleonora Rosset disse:

    Nilu querida,
    Não poderíamos esperar menos de Alain Resnais, não é verdade? Eu tenho pena de que tenha sido o último dele…
    Mas o nosso jantar sairá mais dia menos dia. O caso é que todos os compromissos se encavalaram pq ficamos um mês fira e agora temos que ir de novo no fim do mês. Então vamos esperar a volta, tá? Setembro é um mês cheio de comemorações familiares… Então, se vc tiver paciência, amiga…
    Eu e vc vamos nos escrevendo, tá?
    Bjs

    • Nilu Lebert disse:

      Você está certa, esse 2014 está sendo um ano atípico, com todos os compromissos adiados para o segundo semestre… Nosso jantar é para ser só prazer, nada de obrigações, nada de esforço. Quando vocês voltarem, quando vocês quiserem, aí, sim, será a hora certa! Beijo, obrigada.

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!