Acima das Nuvens – 38a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

“Acima das Nuvens – The Clouds of Sils Maria”, 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Direção: Olivier Assayas

Quem já teve o privilégio de conhecer a cidadezinha de Sils Maria, nos Alpes suiços, sabe o quanto ela é encantadora. Seja com o belo lago brilhante de águas congeladas no inverno, seja no verão, com águas azuis e cristalinas, rodeado de montanhas altíssimas, percorridas no inverno pelos esquiadores, o cenário é de cartão postal.

Foi alí que o autor teatral Wilhelm Merchior escolheu viver e morrer. Seu corpo é encontrado nas alturas, onde a neve cobre as montanhas.

Maria Enders (Juliette Binoche) e sua assistente Valentine (Kristen Stewart) recebem a notícia dessa morte quando estão no trem, a caminho de Zurique, onde Maria, amiga íntima e atriz famosa das peças do dramaturgo, iria receber um prêmio em seu nome. Ele era recluso e avesso a homenagens.

Há 20 anos atrás, Maria interpretara o papel da jovem Sigrid na peça “A Serpente de Maloja” do autor, agora morto. O título se referia a um fenômeno local de Sils Maria quando nuvens caminham como uma enorme serpente sobre o lago, à procura dos vales mais baixos. Sinal de mau tempo para os habitantes locais.

A peça tinha duas personagens, a de Maria, a jovem ambiciosa e cruel e a mais velha, Helena, que se suicida após ser abandonada por Sigrid, a quem amava com uma dependência doentia.

Maria, convidada agora para reviver não Sigrid mas Helena, por um jovem diretor teatral, vai sofrer com a percepção ingrata de que o tempo passou, que ela envelheceu, que agora é a mulher que vai ser abandonada. Na vida real ela vive um divórcio. Ainda é bela mas o espelho mostra que a juventude se foi. Ciumenta e invejosa do frescor da assistente, Maria mostra as garras.

Valentine, com quem ela ensaia as falas da peça, na casa do autor morto, torna-se Sigrid, não só porque repete as palavras da jovem interpretada por Maria no passado mas porque começa a comportar-se com rebeldia e crueldade. Contesta a percepção que Maria tem da jovem Sigrid, dizendo claramente que isso já passou para ela, fechada agora em outro tempo, a meia idade.

As duas mulheres passam a confundir vida real e ficção. Em outras palavras, talvez a peça teatral começa a se encaixar nas pessoas que elas realmente são?

Quando entra em cena Chloe Moretz, 19 anos, estrela de Hollywood já famosa pelos escândalos e a vida livre que leva, objeto de todo tipo de comentário na internet, Maria vai sentir por ela uma mistura de amor e ódio. E vai aceitar a passagem do tempo como se aceita uma tempestade que desaba sobre nós, sem aviso, terrível e fatal.

Juliette Binoche, sempre talentosa e carismática e Kristen Stewart (a atriz da saga “Crepúsculo”), que mostra-se marcante no duelo verbal entre as duas, são o espetáculo principal. “A Serpente de Maloja” encarna nelas.

Olivier Assayas, 59 anos (“Depois de Maio” 2012, “Carlos” 2010, “Horas de Verão” 2008), diretor e roteirista, discute em seu filme a relação entre arte e vida real, juventude e maturidade, memória e verdade, passado e presente.

Conclusão: o tempo nos faz prisioneiros. Cruel? Realidade.

 

Este post tem 0 Comentários

  1. cassiano disse:

    Eis que chega a época de revoada dos pernósticos e pseudo-cinéfilos: a Mostra de Cinema de São Paulo!.. Uhhh… E claro que esse espaço dará ampla cobertura. E já começa com essa bomba do Assayas,espécime de diretor digno da Mostra, e que alias acompanha a ultima modinha européia: um saudosismo oitocentista vem tomando conta dos modernetes europeus, principalmente os franceses (sim, eles tb sofrem dessa praga por lá, e Paris começa a ser infestada por pós-hipsters, que nada mais são do que um tipo de amish que frequenta o Bonmarché), e a premissa a biologia já da conta há séculos: as mulheres são diferentes dos homens! ahahahah, pois é, a moda agora é destacar as diferenças entre homens e mulheres, em um arroto anti-feminista, e Assayas resolveu mostrar a esparrela que é a passagem do tempo para as mulheres, principalmente as mais neuróticas, mas sejamos justos, envelhecer é a pior doença que existe… A pergunta é: e Assayas, vide seus filmes anteriores, entende alguma coisa de mulher? Nem de mulher, e muito menos de atriz: que diretor que preze talento tem em seu casting Kristen Stewart? Binoche é deliciosa até nas frações de segundos em que aparece em “Godzilla”, mas Stewart? Ela é chata, chata, chata, e medíocre, medíocre, medíocre… E alguém me responda por que ela entorta tanto aquela boca, como se tivesse tido um derrame? Esta em busca de uma expressão? ahahahah!! E todo o formato do filme, com suas tiradas metalinguisticas antonionicas, é velhissimo, como todo o cinema de Antonioni, claro (exceto, talvez “A Noite”… mas o que pode envelhecer com Jeanne Moreau?). Mas é isso, Eleonora, aliás me lembrei de vc dia desses, quando lendo a “Folha” me deparo com uma cartinha de leitora de uma frequentadora assidua desse espaço, a Sra. Manzano. Me lembrei tb de Paulo Francis, e sua opinião sobre gente que escreve para jornais… Bem, a Sra. Manzano mergulhada até a cabeça na delinquencia, que aqui no Brasil chamam de “processo democrático da eleição”, mas a daqui é delinquencia mesmo, e pobre… E sempre do lado errado, coitada, em defesa do que ela acredita seja “socialismo brasileiro” !!! Só se for a “la Ceausescu”, e seu “progresso romeno”!! Mas nós sabemos que a Sra. Manzano não é exatamente uma intelectual, ahahahah! Abraço.

    • Eleonora Rosset disse:

      Cassiano,
      Sabe que eu quase me esqueci de vc? Mas eis que vc volta e quero te dizer o seguinte: por favor, fale mal de mim o quanto quiser. Não me importo. Mas por favor, deixe a minha querida amiga Sylvia Manzano de fora, tá? Vc não tem o direito de falar assim de alguém que vc não conhece. E que é uma pessoa especial para mim. Além de muito mais sábia que vc, autora de livros delicados e amorosos como ela.
      Por favor, vá fazer alguma coisa mais importante na vida. Aliás, que vida vazia a sua, ein? Perder seu precioso tempo desancando gente que vc, no fundo, deve invejar…Patético.

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!