Grandes Olhos

“Grandes Olhos”- “Big Eyes”, Estados Unidos 2014

Direção: Tim Burton

Os anos 50 não foram confortáveis para as mulheres americanas. Os homens tinham voltado da guerra na Europa e retomado seus postos de trabalho, que tinham deixado nas mãos delas. Assim, as mulheres foram mandadas de volta para a cozinha.

Mas Margareth tinha talento e força de vontade. Mudou de cidade com a filha, fugida, no meio da noite, quando se separou do primeiro marido no Canadá e batalhou um emprego numa fábrica de móveis para sustentar-se, em São Francisco.

Ela era pintora nas horas vagas e tinha uma marca pessoal: retratos de crianças de grandes olhos expressivos. Seu primeiro modelo foi a filha. Nos fins de semana, as duas iam para a praça onde artistas desconhecidos expunham seus trabalhos, vendidos por qualquer troco.

Mas, como a vida era difícil para uma mulher sozinha, pressionada pelo ex-marido para retirar dela a guarda da filha única, Margareth foi presa fácil para Walter Keane, pintor que ela conheceu na praça. Intempestivamente, ele a pediu em casamento.

Daí para convencê-la de que era ele quem tinha que assumir a autoria das pinturas dela, já que as dele não faziam nenhum sucesso, foi um pulo. O argumento usado por Walter Keane foi o de que era preciso alguém com a personalidade dele para vender as obras de Margareth. Afinal, ninguém se interessaria, acrescentou ele com autoridade masculina, em comprar pinturas de uma mulher.

Tim Burton dirige “Grandes Olhos” com o talento de sempre. Afinal, personalidades desajustadas são a sua especialidade. A história dos Keane é contada em cores cinemascópicas e esplêndida reconstituição de época.

Seus atores, dirigidos com perspicácia, interpretam o casal Keane com a medida certa de insegurança e ingenuidade, quase doentia de Margareth (vivida com alma por Amy Adams) versus o mau caráter aliado à sedução barata de Walter (Christopher Waltz, diabólicamente perverso).

A história é contada do começo ao fim, sem flashbacks e assusta como demonstra a facilidade com que alguém se submete aos caprichos de outro, quando uma personalidade psicopática usa da sedução para conquistar o que quer. Quando contrariada, mostra do que é capaz.

Mais uma vez, Tim Burton mergulha nas facetas mais terríveis da alma humana. E o faz com brilho.

É uma história verídica e, nos créditos finais, vemos os protagonistas desse drama em fotos. Margareth tem 87 anos e sobreviveu a Walter.

Amy Adams ganhou o segundo Globo de Ouro consecutivo por sua Margareth mas o Oscar esnobou solenemente o filme de Tim Burton. Nenhuma indicação. Manias da Academia, que ignora assim, um grande diretor e um filme atraente, com grandes atuações.

Este post tem 0 Comentários

  1. Marcia disse:

    Sensacional,l a verdadeira margaret aparece sentada no banco no parque de san frisco qdo ela esta pintando. Um curiosidade q li num site americano

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!