Os Olhos Amarelos dos Crocodilos

“Os Olhos Amarelos dos Crocodilos”- “Les Yeux Jaunes des Crocodiles”, França, Espanha, 2014

Direção: Cécile Telerman

Relações familiares nem sempre são fáceis. É aí que acontecem encontros e desencontros que marcam a vida das pessoas.

Assim é com duas irmãs, Iris (Emanuelle Béart) e Josephine (Julie Dépardieu, filha de Gérard). A primeira, loura de olhos azuis é exibida e a morena, tímida. Preferida de sua mãe, Iris cresceu, aparentemente, segura e extrovertida. O oposto de Jo, mais íntima do pai sonhador que morreu cedo, deixando inspiração e gosto por histórias como herança para sua filha.

Iris casa-se com um advogado bem sucedido (Patrick Buel), é bonita, elegante, egoísta e leva uma vida fútil, na qual marido e o filho não ocupam quase lugar nenhum.

Já Josephine estudou muito a vida inteira, é especialista em história da Idade Média, tem um marido desempregado (Samuel Le Bihan), que logo vira ex e duas filhas. A caçula é mais próxima da mãe e a outra, a cara da tia Iris (Alice Isaaz, atriz que promete). Jo é apagada e desinteressante. Não se cuida. E está sempre precisando de dinheiro.

Mas quem diria? Iris, que se acha maravilhosa, tem um ponto fraco. Lá no fundo, quer também ser apreciada por seu intelecto. Vemos ela parada na frente do computador, sem inspiração. Deleta sempre o pouco que escreveu.

E, um belo dia, inventa uma mentira, que atrai mais olhares para ela:

“- Estou escrevendo um livro!”

Todos a olham curiosos. Qual  assunto?

“- Época medieval”, é o que ocorre a Iris, pensando na irmã.

E, claro, lá vai ela pedir que, em troca de dinheiro, sua irmã seja sua “ghost writer”.

O resto é previsível. Jo escreve o livro que faz um grande sucesso. E Iris, no auge da felicidade com as capas de revista, programas de entrevistas na TV e “status” de celebridade, anuncia uma continuação do livro.

Mas será que vai dar para manter a mentira que Iris inventou? Como ser uma escritora de sucesso sem nenhuma bagagem? Depender da irmã apagada e desprezada é o inferno pessoal de Iris.

Adaptação para o cinema do romance best-seller de Katherine Pancol, que escreve sobre mulheres que buscam o sucesso a qualquer preço, “Os Olhos Amarelos dos Crocodilos” perde-se um pouco nas histórias paralelas, o que alonga o filme, sem necessidade.

E se você quer saber quem é que vê os olhos amarelos dos crocodilos, tem que ver o filme. Não é nenhuma das duas irmãs.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!