A Dama Dourada

“A Dama Dourada”- Woman in Gold”, Estados Unidos, Inglaterra, 2015

Direção: Simon Curtis

Ela era a Mona Lisa da Áustria.

Pintado em 1907 por Gustav Klimt (1862-1918), o retrato de uma dama da sociedade vienense, Adele Bloch-Bauer, fascinou os que o viram antes e depois que foi roubado da parede dos Bloch-Bauer em 1941, quando os nazistas que tomaram Viena saquearam as riquezas das famílias judias, antes de mandá-las para campos de concentração, onde a maioria morreu.

A Viena dos fins do século XIX e começo do XX era a cidade de Adele, que viveu uma época de esplendor e cultura. Nos salões da rica elite burguesa, entre os quais os Bloch-Bauer, desfilavam intelectuais e artistas festejados.

Adele (Antje Trauer, belíssima), mulher de Ferdinand Bloch-Bauer, era uma beldade de olhos negros, que aparecem com uma expressão grave em seu retrato, cercada de ouro, motivos egípcios, vestida como uma princesa e ostentando um maravilhoso colar de brilhantes, salpicado de rubis, esmeraldas e safiras.

Ela morreu ainda jovem em 1925, com 43 anos e expressou em seu testamento o desejo de que seu tão admirado retrato fosse exposto ao público, no Belvedere Museum, após a morte do marido.

Adele não presenciou a tragédia que se abateria sobre sua família, anos depois de sua morte. Foi poupada da perseguição, humilhação e espoliação que sofreu toda a comunidade judia quando a Áustria foi anexada em 1938 pela Alemanha de Hitler.

Maria, sobrinha de Adele, interpretada com emoção por Tatiana Maslany, consegue, com sorte, fugir de Viena e exilar-se na América, para onde já tinham ido seu tio e sua irmã.

E leva uma vida pacata em Los Angeles, até que em 1998, com a morte da irmã, algo muito forte vem à tona e começa a grande aventura do quadro admirado em Viena como “A Dama Dourada”, sem sobrenome que identifique suas origens.

Em uma história, que o filme conta de uma forma  envolvente, um jovem advogado americano (Ryan Reynolds), neto do compositor judeu Arnold Schoenberg e o jornalista austríaco Hubertus Czermin (Daniel Bruhl), vão ajudar Maria Altmann (Helen Mirren, sempre admirável), numa disputa judicial entre ela, sobrinha de Adele e a Áustria, que não queria ceder o quadro, tesouro nacional.

Vamos assistir à saga pela qual passou um dos quadros mais famosos e valiosos do mundo, das paredes do Belvedere Museum para a Neue Gallery em Nova York, onde está exposto, depois de ser comprado por 135 milhões.

Além de contar com talento essa história verdadeira, o filme do diretor britânico Simon Curtis (“Sete Dias com Marilyn”) levanta questões sobre a restituição de obras de arte roubadas de famílias judias pelos alemães durante a Segunda Guerra.

O roteiro do filme, de Alexei Kaye Campbell, baseou-se no documentário de 2006, “The Rape of Europe”, mas quem leu o livro de Anne-Marie O’Connor, “A Dama Dourada”, publicado no Brasil pela José Olympio, vai sentir falta da história de Adele Bloch-Bauer e Gustav Klimt.

Recomendo o filme e o livro.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!