Na Próxima, Acerto no Coração

“Na Próxima, Acerto no Coração”- “La Prochaine je viserai le coeur”, França, 2014

Direção: Cédric Anger

Vamos conhecer um dos casos criminais mais estranhos já acontecidos na França, avisa um letreiro antes do filme começar. Estamos em Oise, região próxima de Paris, no inverno de 1978.

Um homem, do qual não vemos a cabeça, fecha o zíper de uma jaqueta azul. Ouvimos uma música soturna com primazia para os violoncelos.

Na rua deserta, duas garotas em mobiletes. Uma se adianta. Ele escolhe a retardatária e a segue com o carro, muito perto. Ela olha para trás apreensiva e ele a empurra para a calçada com uma manobra do carro. Ela cai. Os violinos soam lancinantes.

“- Você é louco?”grita ela e volta para a mobilete.

Ele dá meia volta e, quando chega bem perto, atropela a garota de propósito. O sangue escorre pelo para-brisas. Aponta a arma para a mocinha caída e vai atirar, quando um carro aparece e ele foge.

Larga o carro roubado mais adiante mas, antes, trabalha com fios e há algo escondido dentro, sob uma manta.

Na manhã seguinte, bem cedo, um homem emerge de uma tenda montada sobre a cama de campanha e veste-se com um uniforme. É um membro da Guarda Nacional, encarregado de proteger a população.

Com os colegas numa viatura, procuram o carro usado pelo atirador que assusta a região.  O atropelamento daquela garota da mobilete não é o primeiro crime dele.

Quando encontram o carro suspeito, um deles força a porta e uma bomba incendiária explode.

Ficamos atônitos. O guarda é o assassino que procuram. E que, por ironia, investiga os crimes que ele mesmo cometeu. E mais, é respeitado pelo chefe, que confia em Franck Neuhart, que está acima de qualquer suspeita. Mas é um monstro.

Em sua intimidade, práticas bizarras: flagelação com um ramo de árvore, banhos gelados de banheira, tortura o próprio braço com um arame farpado e com o irmão menor faz treinos de tiro no bosque vizinho à casa dos pais. Correm com pedras nas botas. O garoto parece estranhar tudo isso mas seu irmão não admite contestação:

“- Por que as pedras?”pergunta ao irmão.

“- Por causa da culpa. Sempre temos culpas para pagar.”

Arrogante, confessa seus crimes em cartas anônimas, que ouve o chefe ler em voz alta:

“Sou um matador, preciso matar. Garotas de 19 anos vagando provocantes por aí à noite, são as minhas preferidas…Na próxima vez, acerto no coração e não nas pernas.”

Impassível, vai interrogar no hospital a garota da mobilete, que escapou com vida mas que não consegue falar, de tão machucada. Não passa pela cabeça de ninguém que a vítima e o carrasco estão frente a frente.

É admirável a interpretação de Guillaume Canet, 42 anos, nesse filme sóbrio, dirigido e roteirizado por Cédric Anger, baseado em fatos reais e num livro de Yvan Stefanovitch. Frio, sem sinal de medo num rosto sem rugas, Canet incorpora o espírito do “serial killer”. Ele mesmo não sabe por que mata as garotas mas tem ideias grandiosas e delirantes sobre estar castigando a humanidade hipócrita e cruel: “Vou matar à esmo até ser morto também”, pensa ele na floresta, dormindo debaixo de um céu estrelado.

Sophie (Ana Girardot), a bela garota que trabalha na casa dele, não o conhece, é apaixonada por ele e pensa que ele é gentil.

Mas sexo para Franck é uma coisa perigosa. Quando  se excita, tem que matar. A sexualidade dele está emaranhada com agressividade, culpa e castigo, de tal forma, que ele sufoca com a excitação e precisa agir. Depois vomita mas não se livra nunca daquilo que nasceu com ele.

Este é um filme que sonda mistérios insolúveis da mente humana.

Impressionante.

 

Este post tem 0 Comentários

  1. Leda Ledusha disse:

    querida eleonora, este foi dos q mais gostei. vi tb o trailer e o filme deve ser no mínimo instigante! o ator… uau, q arraso de interpretação, só com esse trechinho a gente sente a densidade dramática de q ele é capaz. beijos e obrigada pela dica.

    • Eleonora Rosset disse:

      Leda Beatriz querida,
      Poeta, vc entende de emoção! Viu logo que Guillaume Canet é um grande ator. Ele tem luz própria e vive com intensidade admirável os personagens que representa. E as fotos que eu coloquei no Face mostram a suavidade e o carinho com a mulher, Marion Cotillard e o filho deles. Um homem difícil de encontrar por aí… Além de tudo é diretor e roteirista!
      Sou fã!
      Bjs

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!