Las Insoladas

“Las Insoladas” – Idem, Argentina, 2014

Direção: Gustavo Taretto

Buenos Aires à noite. Prédios iluminados vão apagando suas luzes. A madrugada ganha vida e morre. Amanhece. Os primeiros raios de sol iluminam a arquitetura da cidade.

“Vem aí o sol”, canta George Harrison (“Here comes the sun”) e um grupo de mulheres começa a aparecer num telhado de um prédio da cidade. É verão e as adoradoras do sol, com seus biquinis coloridos e jeitinho portenho de ser, estendem-se para se bronzear.

Seis mulheres de classe média, com profissões diferentes mas com os mesmos sonhos, abrem seus corações e falam de seus desejos e medos.

Estamos nos anos 90, Menem é presidente e o consumo anima o país. Sabemos que isso durou pouco.

O filme de Gustavo Taretto, diretor e roteirista do sucesso “Medianeras”, interessa-se aqui pelo universo feminino que ele usa como metáfora da humanidade. Faz delas o centro de sua câmera e convidou uma roteirista, Graciela Garcia, para diálogos típicos de mulher.

É como se elas estivessem num espaço de imaginação e sonhassem em tornar o faz-de-conta em realidade, já que, apesar dos poderes anti-depressivos do sol, elas não estão satisfeitas.

Aprisionadas naquele terraço, com um mar de papelão anunciando as maravilhas do mar e areias de Cuba, elas pensam em como fugir da prisão de suas vidas comuns.

A eterna insatisfação do ser humano está presente naquelas mulheres jovens que desejam homens que as façam possuidoras de coisas (apartamento, carro, viagens) e que as desejem mais que às outras, enquanto se consolam , momentaneamente, com alfajores, Cuba Libre e um baseado, torrando ao sol com um bronzeador feito em casa.

Elas sonham com o Caribe e com o comunismo da ilha de Fidel e do “Che”, onde seria possível não trabalhar e viver um ano, se conseguissem míseros 240 dólares para cada uma. Que maravilha seria o mar transparente, os hotéis com piscina e todo o resto incluso na diária barata, os homens másculos, a noite cubana e a salsa.

Flor, Vale, Lala, Kari, Sol e Vicky são bonitas de se ver e as atrizes que as interpretam, Carla Peterson, Maricel Alvarez, Luisana Lopilato, Marina Bellatti, Elisa Carricajo e Violeta Urtizberea, tem talento para divertir, dançar e se mostrar (já que passam o tempo todo de biquini) e fazem de “Las Insoladas” um filme que não se obriga a ser só comédia escancarada e arrisca espirituosidade e humor.

“Las Insoladas” é bem agradável de ver e muitos podem sair do cinema pensando em suas próprias “prisões”, douradas ou não.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!