Deephan – O Refúgio

“Deephan – O Refúgio”- “Dheepan”, França 2015

Direção: Jacques Audiard

Horror. Corpos sendo queimados, empilhados numa fogueira. Homens armados, lenços cobrindo seus rostos, vestidos com farrapos, cercam o local. A fumaça negra e espessa sobe para o alto, escurecendo a copa das muitas palmeiras que existem ali.

Depois, um campo de refugiados, com gente em tendas. Miséria. Uma mulher jovem procura uma menina que não tenha família. Tem pressa e arrasta uma pela mão.

Aos poucos, vamos compreendendo que, aquele homem, Deephan (Jesuthasan Anthonytasan), que vimos antes entre os homens armados que queimavam os corpos, tem um passaporte que o obriga a ter mulher e filha. Por isso a jovem traz a menina.

Uma família falsa é a esperança de sair dali, poder ir para longe. A jovem, Yalini (Kalieaswari Srinivasan), quer ir para a Inglaterra onde tem parentes mas todos acabam na França, nos arredores de Paris.

E recomeçam nova vida naquele conjunto habitacional, com vários prédios modestos, que parece ser tão melhor que o Sri Lanka natal, cenário de conflitos sangrentos que eles querem esquecer. Deephan perdera tudo. Família e aldeia. Todos mortos.

Mas agora havia a esperança de paz no subúrbio parisiense. Finalmente uma casa para aqueles três desconhecidos, que iam viver como uma família qualquer, entre outros imigrantes.

Há um vislumbre de uma vida melhor, trabalho para os adultos e escola para a menina de nove anos, Illayaal (Claudine Vinasithamby).

Apesar das dificuldades, assistimos a uma esforçada tentativa de adaptação aos novos costumes, à lingua estranha, gente nova e até mesmo hostil.

Deephan torna-se zelador, Yalini consegue trabalho como empregada na casa de um homem doente e a menina adapta-se aos poucos na escola, apesar da má vontade das coleguinhas que, no início, não querem brincar com ela.

Não era um paraíso mas havia paz.

Yalini ganha bem e agrada ao patrão porque é boa cozinheira, cuidadosa com a casa e no trato com o homem aleijado. Com seu salário faz cortinas para a casa, uma bata de seda para si mesma e começa a ser mais maternal com a menina, que já fala um francês razoável. Até mesmo com Deephan, homem arredio e calado, Yalini começa a ser carinhosa. Mais e mais, eles parecem ser uma família como as outras.

Mas Deephan é o primeiro a notar que, no prédio em frente, homens mal encarados lidam com armas e drogas.

Yalini, que começa a conviver mais de perto com os que frequentam a casa onde trabalha, também não gosta do que vê e ouve.

Quando ecos do Sri Lanka voltam a atormentar o guerreiro tâmil, a tensão cresce até que há a grande explosão.

A cabeça de um elefante que aparece na tela algumas vezes, tanto é o deus Ganesha, protetor, quanto o animal que nunca esquece dos traumas do passado.

Deephan vai surtar e se esquecer de onde está. Yalini vai se assustar mas sabe acalmá-lo.

No final, o sonho faz esquecer o pesadelo.

A imigração assusta a Europa. Mas não haverá uma maneira de encontrar uma possibilidade de convivência?

Jacques Audiard, 63 anos (“O Profeta”2009, “Ferrugem e Osso”2012), diretor e roteirista de “Deephan”, ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes em fevereiro desse ano.

A crítica não foi unânime em aplaudir o filme. Audiard não poupou a França. Mostrou as mazelas perigosas do tráfico e das gangues que fazem o inferno onde existem. Mas não há como negar nele a tentativa de busca de um caminho para o problema da imigração, que só homens de boa vontade vão poder encontrar.  

 

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!