Cinco Graças

“Cinco Graças”- “Mustang”,Turquia, França, Catar, Alemanha, 2015

Direção: Deniz Gamze Erguven

Elas são adoráveis. Cinco irmãs orfãs, criadas pela avó, numa aldeia no norte da Turquia, longe de Istambul. Todas adolescentes, entre 13 e 17 anos, morenas, pele clara, cabelos compridos e esguias.

Aliás, o titulo original do filme, “Mustang”, faz uma alusão aos cavalos selvagens da América, que corriam livres pelos amplos campos e pradarias do oeste, quando os primeiros colonos os conheceram. Os indios montavam a pelo esses animais, descendentes dos cavalos trazidos pelos espanhois. Fortes, crinas ao vento, viviam em liberdade, até que foram capturados e amestrados. Assim como os mustangues, as meninas vão passar por um adestramento cruel.

No início do filme as vemos felizes e brincalhonas, festejando o último dia de aula com uma ida à praia. Elas e os meninos, seus colegas.

Não resistem ao apelo do mar azul e caem na água, com roupa e tudo. Duas sobem nos ombros dos meninos e lutam para ver quem cai primeiro. Tudo risos, liberdade de ser e ingenuidade infantil. Elas já são mulheres nos corpos de pequenos seios e longas pernas, mas estão longe de ser adultas.

Quando chegam em casa, a avó as espera com cara severa. Sonay (Ilayda Akdojan), Selma (Tugba Sunguroglu), Ece (Elit Iscam), Nur (Doga Doguslu) e Lale (Gunes Sensoy), tornaram-se a vergonha da família:

“- A sra Petek me contou que minhas netas são umas depravadas! Vocês se esfregaram no ombro dos meninos!”

Em seguida, o tio Erol (Ayberk Pekcan) leva as meninas ao posto de saúde local para um exame de virgindade. Inútil dizer que tais exames apenas comprovaram a inocência das meninas. Mas foi um aviso.

“- Tudo que pudesse nos perverter, foi proscrito”, ouvimos Lale, a narradora e menor das irmãs, dizer em “off”.

E, a partir desse momento, a casa vira uma prisão, na qual as meninas aprendem a ser boas donas de casa. Para isso é que elas servem. Não vão mais à escola. O destino comum é o casamento arranjado pelos pais e parentes.

Ainda hoje em dia, existem culturas que impõem total obediência às mulheres. A maioria delas, como bem mostra o filme, não tem escolha. E o machismo leva os homens a pensar que tem toda a liberdade para dirigir a vida delas.

O machismo, entretanto, tem duas faces. No filme, há uma cena onde se vê o tio, tão preocupado com a exigência da virgindade, entrar à noite no quarto das sobrinhas menores. Não vemos o que acontece ali mas Lale, a menor, esconde o rosto no travesseiro. Há portanto, uma conduta masculina perversa e cruel, para não dizer imoral e criminosa.

Mas não é só nas culturas exóticas que vemos acontecer barbaridades com as mulheres. Muito perto de nós acontecem casos semelhantes.

“Cinco Graças” foi o filme escolhido para representar a França no Oscar 2016, apesar de ser falado em turco e passar-se na Turquia. A diretora nasceu lá mas vive na França, de onde veio a maior parte dos recursos para a execução do filme.

“Cinco Graças” além de mostrar atrizes talentosas e de uma beleza sedutora, defende a luta pela liberdade de escolha. Por tudo isso merece ser visto e apreciado.

Este post tem 0 Comentários

  1. Eliana disse:

    Como sempre, comentário perfeito , claro e cheio de sensibilidade……bravo Mana !

  2. Eleonora Rosset disse:

    Eliana querida,
    Valeu mana!
    Bjs

  3. Valeria disse:

    Aprecio muito muito cinema. Procuro ver tudo que posso e já faz anos que me apoio nos seus excelentes e sensíveis comentários. Uso seu blog como guia Eleonora. Parabéns e este filme é muito bom! Bjs

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!