A Cozinheira de Castamar

“A Cozinheira de Castamar”- “La Cocinera de Castamar”, Espanha, 2021

Direção: Norberto Lopes Amado

Essa série da NETFLIX, em 12 capítulos, traz um melodrama espanhol passado no século XVIII e está encantando aos fãs de filmes de época.

No enredo, segredos, sexo, traições, assassinatos, inveja, ciúmes, racismo, maldade, homofobia mas também amizade, bondade e generosidade, são algumas da qualidades e defeitos da natureza humana que enriquecem a história que se passa no luxuoso castelo de Castamar, onde moram o Duque, sua mãe e seu irmão adotivo Gabriel.

Tudo começa com a trágica morte de Alba, a Condessa (Xania Tostado), que sofre uma queda fatal quando cavalgava com o seu marido pelas terras da propriedade. Diego, o Conde (Roberto Enriquez), está de luto e se isola. Perdera a mulher que amava, grávida do seu herdeiro.

Cobiçado como bom partido, ele se torna alvo de pessoas interesseiras que se aproximam com más intenções.

Enquanto o Duque se fecha para o mundo, algo similar acontece na cozinha. Traumatizada pela morte do pai, acusado de assassinato e perda de todos os seus bens, Clara Belmonte (Michelle Jenner), se refugia no castelo como a nova cozinheira.

Ela não veio do mesmo meio social do que os outros serviçais mas é bondosa, doce e não hesita em ajudar quem precisa. Seus pratos são apreciados por todos. Encantam ao paladar e aos olhos.

A série é uma adaptação do livro de mesmo nome de Fernando J. Múnez e funciona muito bem na tela, com uma produção impecável e escolha de cenários autênticos tanto na arquitetura do século XVIII quanto na natureza viçosa de campos e florestas.

Os figurinos são uma atração à parte. Em cada cena os personagens exibem trajes que chamam a atenção. Tecidos, adereços e materiais atraem nossos olhares porque tanto os personagens como a decoração dos ambientes parecem nos transportar para um mundo muito diferente do nosso. Um mundo imaginário e belo, construído com bom gosto.

Claro que a série exibe clichês. O que não importa e é até esperado numa história de amor dramática. Assim, tudo que pode acontecer, acontece. E de uma maneira bem pensada, diálogos bem escritos e uma narradora, a própria Clara, que faz uma ponte entre o que acontece na culinária e dentro de nós mesmos.

Todos os temperos que estão à disposição numa cozinha devem ser usados com equilíbrio e boa medida para que uma receita saia perfeita. Isso é o mesmo que deveria acontecer na vida da gente. Autoconhecimento e equilíbrio interno são necessários para tomar decisões acertadas.

Mas, prepare-se também para surpresas e erros, tanto na cozinha como na vida, avisa a bela e sábia Clara, “A Cozinheira de Castamar”, porque eles acontecem.

Saboreiem essa série. Ela merece.

Este post tem 0 Comentários

  1. Lucrécia disse:

    Série excelente…assisti sem respirar…

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!