A Encantadora de Tubarões

“A Encantadora de Tubarões”- “Shark Whisperer”, 2025, Estados Unidos

Direção: JP Stilles

O mar azul transparente é o cenário de um encontro que amedrontaria a maioria das pessoas. Mas Ocean Ramsey, uma bela loura parece à vontade entre aqueles tubarões enormes.

Ela é conservacionista marinha, mergulhadora e ativista da causa dos tubarões. Nada todo dia com eles para mostrar às pessoas que tubarões não são monstros. Ocean já tinha sido atacada sem maiores consequências e queria compreender o comportamento desses ”terrores” dos mares.

Ela aprendera muito sobre esses animais e tinha uma enorme empatia por eles .Conversando com o fotografo Juan Oliphant, ela confessa que prefere a companhia dos animais em seu meio ambiente do que a companhia dos seres humanos.

Oliphant está apaixonado desde o primeiro dia que a conheceu e vai com ela para o mar profundo fotografar a moça corajosa em sua coreografia perigosa. Os dois compartilham a curiosidade e o  fascínio que esses enormes gigantes do mar exercem sobre eles.

As fotos saem incríveis. Todo mundo no Havaí fala sobre Ocean. Uns a criticam: ”Ela é exibicionista”. Outros a admiram.

O documentário da Netflix toma o partido dos tubarões. São vítimas de uma matança insensata. Seja porque os restaurantes fazem pratos com pedaços desses animais, seja porque são temidos. Na verdade esquecem-se do papel que os tubarões exercem no equilíbrio do meio ambiente marinho.

Ocean e Juan tem muito em comum. Ela diz para a câmera: “Ele é a única pessoa que me entende”.

Quem assiste a esse documentário sai diferente. Sai mais próximo de um perigo real mas passa a compreender que não é a matança dos tubarões que vai salvar o mar de um perigo de extinção de uma espécie que precisa ser compreendida.

Este post tem 3 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!