A Tabacaria

“A Tabacaria”- “The Tobacconist”, Áustria, Alemanha, 2018

Direção: Nikolaus Leytner

O fundo de um lago de águas verdes é a primeira imagem que vemos. O jovem Franz (Simon Morze), está entre os galhos submersos e encontra um caco de vidro verde que leva consigo quando sai correndo da água, assustado com a tempestade de raios e trovoadas.

Sua mãe (Regina Fritsch) e o homem dela fazem amor encostados ao tronco de uma grande árvore. O sexo e a morte estão presentes na cena, quando o homem forte e viril, que tantas vezes nadara naquele lago em Attersee, afunda fulminado por um raio.

Não há outra saída. A mãe não pode mais sustentar o filho. E pede a ele que vá para Viena onde um outro homem de sua vida, dono de uma tabacaria (Johannes Krisch), o acolheria.

Vamos acompanhar Franz, que tem 17 anos, em suas descobertas sobre a vida e si mesmo, no fim dos anos 30, quando tristes acontecimentos se sucedem na Alemanha e logo atingem toda a Europa.

Quando sai do trem na estação em Viena, uma senhora o aborda:

“-  O que faz em Viena? São tempos difíceis… Por que não volta para a casa?”

Era um mau sinal. Mas Franz ainda não sabe de nada. A tabacaria vai ser uma escola de vida para ele.

O açougueiro vizinho é o primeiro a atacar a tabacaria, mostrando que os simpatizantes de Hitler e do nazismo estavam presentes e ativos em Viena. E não perdoavam quem acolhesse judeus e comunistas, clientes da tabacaria.

O mais famoso dos apreciadores de charutos na cidade era um judeu, o Professor Sigmund Freud. Franz se aproxima dele querendo que o velho senhor lhe ensinasse sobre ele mesmo. O saudoso Bruno Ganz (1941-2019) interpreta o fundador da Psicanálise, dando a ele calor humano e uma sabedoria vivida.

Franz e Freud se encontram várias vezes e o Professor se interessa por sua vida afetiva, seu amor por Anezka (Emma Dragunova), uma moça que dançava num cabaré. Aconselha a ele escrever seus sonhos assim que despertasse. E vários sonhos de Franz são encenados com belas imagens e sugestões de medo da morte e desamparo.

Mas para nossa frustração, Freud não conversa com Franz sobre esses sonhos, que como o caco de vidro verde que ele trouxera do fundo do lago, permanecem um mistério.

O filme dirigido com talento por Nikolaus Leytner é baseado no romance de 2017 do escritor austríaco Robert Seethaher, bestseller na Alemanha.

O filme é interessante principalmente porque mostra os efeitos da política no dia a dia de uma cidade, que vai ser envolvida numa guerra, ao mesmo tempo que acompanha Franz em suas descobertas sobre o que é a vida e suas difíceis escolhas.

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