Bafta 2013 – 66a edição

Já foram anunciados os ganhadores do Prêmio Bafta, o Oscar inglês, excelente sinalizador para o que vai acontecer no próximo domingo, 24 de fevereiro em Los Angeles.Isso porque o Bafta tem muito a ver com o Oscar. Muitas vezes os ganhadores foram os mesmos. Aliás, há uma tendência forte esse ano em todos os prêmios, em apontar os mesmos nomes em quase todas as categorias.

E, se isso acontecer, Steven Spielberg vai ver seu nome ser rejeitado mais uma vez e Ben Affleck, com seu “Argo”, levar a melhor. Será?

Depois da vitória no sindicato dos atores e dos produtores e da bela surpresa no Globo de Ouro, Ben Affleck viu seu nome ser consagrado no Bafta 2013, ao ser apontado como o melhor realizador e ganhar o prêmio de melhor filme para “Argo”.

Bela vingança para quem teve seu nome preterido na categoria de melhor diretor no Oscar. Esse prêmio ele não leva mas quem sabe o de melhor filme? E, se levar, vai ser um feito e tanto porque normalmente quem ganha o prêmio de melhor diretor ganha também o de melhor filme. Se bem que há antecedentes como o de 2010, quando Kathryn Bigelow ganhou o prêmio de melhor diretora e o de melhor filme foi para James Cameron, de “Avatar”.

“Argo” foi o grande premiado no Bafta porque ainda levou o de melhor montagem.

“Lincoln” que tinha11 indicações só ganhou o prêmio de melhor ator para Daniel Day Lewis, outro que ganhou todos os prêmios dessa categoria nesse ano. É o quarto prêmio Bafta desse grande ator inglês.

O filme de Ang Lee, “As Aventuras de Pi”, ganhou prêmios que reconheceram sua beleza: melhores efeitos especiais e melhor fotografia.

A maravilhosa Emmanuelle Riva, 85 anos, ganhou merecidamente o prêmio de melhor atriz. E o diretor Michael Haneke foi contemplado com o de melhor filme estrangeiro para sua obra prima, “Amour”.

Anne Hattaway confirmou mais uma vez seu lugar de favorita para todos os prêmios de melhor atriz coadjuvante por sua Fantine de “Os Miseráveis”. E o melhor ator coadjuvante, uma das categorias mais disputadas, foi para Christoph Waltz de “Django Livre” de Tarantino.

Para Quentin Tarantino veio também o prêmio de melhor roteiro original, escrito pelo próprio diretor.

Melhor filme britânico foi para o último 007, “Operação Skyfall” que mereceu também o de melhor música.

Como vocês podem ver, o Bafta coincidiu em quase tudo com o Globo de Ouro. Vai ser o mesmo no Oscar?

 

 

 

Este post tem 0 Comentários

  1. ARGO/ LINCOLN/ DJANGO: filmes que encheram minha emoção e minha alma. ARGO, surpresa total pois o que poderia esperar de Ben Affleck além de um bom ator. Surpresa! LINCOLN, sem maior motifivação pra ver +! filme histórico. Caí do cavalo. Já não sei mais quem é Lincoln, se ele mesmo ou se o Daniel Day Lewis, magistral. Enfim, DJANGO, apesar de fã de carteirinha do Tarantino, e do gênero, fico pasmo de suas ´ideias´ cinematográficas. Expectativa para AMOUR, mas vai ter que esperar.

    • Eleonora Rosset disse:

      Wilson,
      Vc resumiu bem! São esses os filmes que estão no páreo. Isso não quer dizer que são, obrigatóriamente, os mais interessantes mas atingiram o grande púnlico e foram melhor distribuidos.
      ” Amour” é o meu favorito para todas as categorias principais. E mesmo que não ganhe, para mim foi um progresso que a Academia incluisse o filme entre os melhores do ano e Emmanuelle Riva como candidata a melhor atriz.
      Vá correndo ver esse filme tão visceral.
      Bjs

  2. Marco Antonio disse:

    Eleonora

    Essas premiações, são um pouco óbvias, pois elas
    se repetem sempre.Vc não acha?
    Não que eu não goste (sou do tipo assiste a todas:Globo de Ouro, SAG,e é claro o Oscar)
    Mas eu acho que ficaria + divertido se houvesse alguma
    mudança, só para apimentar a coisa toda e dar uma despertada na gente na madrugada.
    Eu por exemplo, para o Oscar,votaria na Emmanuelle Riva
    e não na Jennifer.Já ator não tem jeito o Daniel Day
    Lewis, merece todos(Ih!estou me contradizendo…)
    Enfim o que vale é torcer pelo seu escolhido.Se é justo ou não como saber???
    E vc já tem os seus prediletos?
    Bjs
    do Marco Antonio

    • Eleonora Rosset disse:

      Marco Antonio,
      Eu sou fã desses prêmios desde pequena , quando o Oscar passava em preto e branco na TV. E concordo que seria interessante se outros filmes entrassem tb na premiação para que um prêmio ficasse mais diferente um do outro.
      Mas acho que acontece isso pq o universo que é avaliado é sp o mesmo. Aos poucos outros filmes vão entrando. Desde o ano passado o cinema francês tem sido premiado. E minha candidata a melhor atriz tb é Emmanuelle Riva. E vou mais além. Melhor filme para ” Amour” e melhor diretor para Michael Haneke.
      Na minha página do Face fiz uma lista estimulada pelo João que vc pode ver.
      Mas não podemos esquecer que esses prêmios tem a ver com o mercado, como quase tudo qdo se trata de produtos culturais ou/e entretenimento.
      Bjs

  3. Cecilia Assumpção disse:

    Eleonora,
    Gostei de sua “navegação” acompanhando os prêmios…assim vou prestar mais atenção neste domingo… antenada !!! bjs, Cecilia

  4. eliana psillakis disse:

    Querida Irmã

    Como sempre, sua sensibilidade e inteligencia caminham juntas. Eu também estarei ligada no domingo. bjs

    Eliana

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!