Bel Ami, o Sedutor

“Bel Ami, o Sedutor”- “Bel Ami”, Reino Unido/ França / Itália, 2012

Direção: Declan Donnellan e Nick Ormerod

Subir na vida usando o belo visual, fazendo sexo sem escrúpulos e envolvido em mentiras, pisando em tudo e todos, sem nenhum arrependimento ou remorso.

Esse é o roteiro pessoal de Georges Duroy, na Paris da última década do século XIX, no filme “Bel Ami, o Sedutor”, que se inspira no romance de Guy de Maupassant de 1885.

Mas esse livro poderia ter sido escrito hoje. O enredo não passou de moda num mundo onde muitos querem ser famosos e ricos, custe o que custar, de preferência sem fazer nenhum esforço para isso e, pior, sem medir as consequências de seus atos e jogando os escrúpulos pela janela. Chamar a atenção sobre esses tipos e o modo perverso como atuam, é uma das qualidades do filme.

Guy de Maupassant, escritor francês, autor de “Bel Ami”, faz um retrato debochado da sociedade parisiense nos anos entre os séculos XIX e XX, para isso colocando no centro do palco, seu herói sem caráter, Bel Ami.

No cinema, Robert Pattison, o famoso vampiro da saga “Crepúsculo” é Bel Ami, apelido dado a Georges Duroy pela filha de sua primeira amante da alta sociedade parisiense, uma criança ingênua.

Ao chamá-lo assim, a menina viu no rapaz apenas a bela estampa, roupas caras e a vontade de agradar. Só a aparência. Tipos como Bel Ami, aliás, sempre fizeram sucesso entre as mulheres ingênuas de todas as idades…

O filme tem com subtítulo “O Sedutor”. E, certamente, enfatiza mais esse lado donjuanesco do personagem. Mas Georges Duroy não tem a sedução em si como seu verdadeiro objetivo. Ele almeja poder e dinheiro, conseguindo sempre tudo o que quer através de manipulações sedutoras e inescrupulosas.

Robert Pattison se esforça no papel titulo mas não possui as características que imaginamos para o personagem quando lemos o livro. Faltam nuances em seu comportamento, frieza no olhar, insinuações libertinas e humor perverso.

O descompasso entre o ator e as atrizes que o cercam, dão ao filme um ritmo defasado. Elas brilham e ele é o coadjuvante, quando deveria ser o contrário.

Se não, imaginem. A maravilhosa Uma Thurman faz Madeleine, bela, inteligente e também manipuladora. Christina Ricci, juvenil, é Clotilde, a mais romântica e generosa. E Kristin Scott Thomas, com a sua sensibilidade apurada a serviço de sua personagem, é Virginie, a mulher mais velha e inexperiente que não entende o que Bel Ami quer com ela. Convenhamos, precisaria ser muito carismático para enfrentar um trio desses e não perder a liderança.

“Bel Ami, o Sedutor” tem uma fotografia que valoriza os atores e a cidade de Budapeste, onde foi rodado e direção de arte esmerada. Figurinos atraentes e trilha sonora bem encaixada.

O filme agrada porque tudo é bem cuidado, Robert Pattison tem uma bela figura e as atrizes são magníficas mas está longe do requinte psicológico com que Guy de Maupassant escreveu seu livro famoso, um clássico da literatura.

 

Este post tem 0 Comentários

  1. Eleonora ,
    Achei este filme regular , ainda estou esperando por Pattinson , ele nao me convenceu ainda !! Vamos esperar “Cosmopolis “para ver se Cronenberg acertou !!
    Os diretores sao do teatro e este eh seu primeiro filme , acho que foram bem !! Achei legal procurarem um clássico francês do sec.XIX
    Agora as atrizes estão ótimas . O figurino e fotografia agradam tbm !!
    Bacio

  2. Eleonora Rosset disse:

    Marcelo querido,
    Pena mesmo que Robert Pattison não tenha mais carisma para segurar o Bel Ami. O livro é um clássico da literatura e evidencia um tipo universal: o manipulador que usa tudo e todos para conseguir subir na vida.
    A edição de arte fez um trabalho primoroso. Só aque apartamento ” fin du siècle” todo verde água e Uma Thurman fazendo um ” ton sur ton” ganha os meus aplausos!
    Vale ver o filme e esquecer o vampirinho por enqto!
    Bjs

  3. CIDAFONTANA disse:

    NAO DA PRA PERDER NAO E ? PARABEMS PELA CRITICA. CIDA

  4. Patricia disse:

    Olá,Concordo com as críticas acima,gostei do filme,acredito que Robert Pattinson tem ainda uma longa estrada a percorrer em sua carreira,mas entendo a escolha dele como o personagem principal pelo seguinte:claro que é minha percepção de mulher e mãe de uma adolscente afficcionada em Robert Pattinson
    Não há como negar que ele está belíssimo ,o figurino acentuou a imagem de lord, que os traços lhe conferem,até eu fiqui seduzida..me fez lembrar também que dia desses vi uma entrevista de uma mãe de miss infantil, desse concursos absurdos,que se alastram pelos Eua , a mãe disse que beleza é algo extremamente desejável e valorizada em nosso mundo, tanto que , afirmou ela, temos dificuldade em julgar um assassino hediondo se este for belo..Pessoalmente conheço um Bel Ami da vida real,Don Juan profissional,que está conseguindo poder e fama ás custas de suas iludidas admiradoras, se cruzar c um desses, corra! parabéns pelo site,amei virei freguesa! abraço

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!