Cartas para Julieta

“Cartas para Julieta” - “Letters to Juliette”, Estados Unidos, 2010

Direção: Gary Winick

Você conhece a Toscana? Um dos mais românticos lugares no mundo, com as suas belas paisagens de casario ocre, torres, campos de girassóis, vinhas, estradas com aléias de ciprestes, é o cenário de “Cartas para Julieta”, a nova comédia romântica que chegou às telas na véspera do Dia dos Namorados.
São cartões postais de Verona (tradicionalmente a terra de Romeu e Julieta), Siena e Nova Iorque com uma história que quer falar de amor verdadeiro.
Filme bobinho? Pode até ser. Mas quando alguém invoca William Shakespeare, o fantasma do bardo inglês inspira sempre algo belo. Nunca é perda total. Foi o que aconteceu com “Cartas para Julieta” que tem um charme que muito filme não tem. O elenco é o segredo.
A Julieta em questão, Amanda Seyfried, lembra a Sandra Dee do velho “Candelabro italiano”(196 ). Ela já foi a filha de Meryl Streep em “Mamma mia!”, a sedutora e perturbada garota de programa em “O preço da traição” e a jovem sulista americana em “Querido John”. É a estrela que sobe.
Nesse filme, Amanda é Sophie, uma jornalista americana principiante que está noiva de Victor (Gael Garcia Bernal de “Diários de motocicleta”), um chef que tem um projeto de abrir um restaurante em Nova Iorque. Os dois não sabem mas vão para Verona com sonhos diferentes : ela quer escrever histórias e encontra um grupo de mulheres que respondem às cartas enviadas para Julieta pelas jovens apaixonadas que visitam Verona e ele fica doido pelos leilões de vinho, queijos e receitas que descobre na Toscana.
Resultado, cada um para o seu lado…
Sem amor, a escritora Sophie descobre um velho bilhete de 1951 no muro onde as jovens deixam cartas para Julieta. E resolve responder. Consegue ser tão convincente que Claire, uma inglêsa agora viúva (Vanessa Redgrave), chega a Verona em busca de seu amor da juventude, Lorenzo. Com ela vem seu neto Charles (Christopher Egan) que tenta odiar Sophie para não amá-la.
Separados por 50 anos, será que Claire e Lorenzo vão se reencontrar e viver felizes para sempre?
Mas a história mais comovente é a que se passou nos bastidores. Para Vanessa Redgrave 2009 tinha sido um ano de perdas trágicas: sua filha, Natasha Richardson, também atriz, morrera em março, vítima de um acidente de ski; seu irmão mais novo, Corin Redgrave, sucumbiu a uma doença em abril e Lynn Redgrave, sua irmã mais nova, atriz ela também, teve um câncer fatal, logo depois.
Aos 76 anos, superando todas essas perdas com coragem, Vanessa Redgrave voltou a trabalhar como atriz aceitando o papel de Claire em “Cartas para Julieta”. Ela está bela, diáfana e comovente como a viúva que redescobre o amor e que ajuda a jornalista Sophie a reencontrar a figura materna e a se tornar mais decidida para enfrentar a vida, com todos os perigos de perda e decepção que ela sempre traz.
Mas o charme maior de “Cartas para Julieta” está na presença de Vanessa Redgrave e Franco Nero que incarnam esse casal Romeu e Julieta que tem uma segunda chance de amor na vida.
E aqui a realidade supera a ficção. Vanessa Redgrave e o ator italiano Franco Nero se conheceram em 1967 durante as filmagens de “Camelot”. Tiveram um caso de amor e um filho. Mas se separaram. Muitas décadas depois, em 2006, os dois se casam. E em “Cartas para Julieta” fazem o casal que reencontra o verdadeiro amor.
Não é pouca coisa e não é para qualquer um. Vale conferir?

Este post tem 3 Comentários

  1. alicecarta@alicecarta.com.br disse:

    Lendo estes teus comentários, estou louca para ver este filme, e vou hoje sem falta. Bjs Alice Carta

  2. alicecarta@alicecarta.com.br disse:

    Fui ver, e não achei nada bobinho, quisera encontrar pessoas na vida como a Vanessa Redgrave.

  3. Sylvia Manzano disse:

    Hj é 5 de dezembro e assisti esse filme na semana passada.
    Achei interessante, eu adoraria trabalhar naquilo, escrever cartas para as pessoas que procuram seu amor perdido.
    Como a Alice disse, a Vanessa é um arrazo mesmo, tanto na interpretação, como na personagem q vive.
    Fico curiosa de saber se vc recebe algum aviso de qdo alguma msg é escrita.
    Uma mulher cheia de beleza e sabedoria.
    Seria bom mesmo encontrar pessoas assim na vida.

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!