Clube de Compras Dallas
“Clube de Compras Dallas”- “Dallas Buyers Club”, Estados Unidos, 2013
Direção: Jean- Marc Vallée
Todo mundo que viveu nos anos 80, sabe que havia um temido “cancer gay” que dizimou muita gente de uma geração. Depois, descobriu-se o virus HIV que produzia a doença, a AIDS.
Esse filme é a história do eletricista e cowboy de rodeio, Ron Woodroof, que teve sua vida virada de cabeça para baixo, quando escutou, em julho de 1985, o diagnóstico:
“- Seu exame de sangue deu positivo para o virus HIV que causa AIDS. O senhor usa drogas injetáveis? Tem relações homossexuais sem proteção?” pergunta o médico.
“- Está brincando? Não conheço nenhum viado! Misturaram meu sangue com outro (sua fala é recheada de palavrões)”, responde Ron, bravo e assustadíssimo.
“- Sinto muito. Testamos seu sangue várias vezes”, diz a médica (Jennifer Garner).
“ – Lamento. Dadas suas condições de saúde, o senhor tem 30 dias de vida. Sugiro que se organize.”
Ele ouve tudo isso e sai xingando:
“- Não tem nada nesse mundo que mate Ron Woodroof em 30 dias!”
Em pleno estágio de negação da doença e da morte, ele bebe todas, cheira cocaína e promove orgias em seu “trailler” mas tosse muito e não consegue levantar-se do sofá. Em sua mente só existe a imagem da folhinha na parede marcando os 30 dias.
Daí em diante, lembra-se de uma noite fatal e, na fase de aceitação do diagnóstico, ele procura a médica atrás do AZT, que ele sabe, através de suas pesquisas, que é a droga que fornecem aos aidéticos em experimentos financiados pelos laboratórios farmacêuticos que fabricam a droga, não aprovada ainda pelo FDA.
Implora à médica pelo remédio, oferece dinheiro mas ela é inflexível e explica que só os doentes que estão no experimento tem acesso à droga e que, mesmo assim, um grupo toma placebo e outro o AZT. Nem os médicos sabem quem toma o quê.
“- Então vocês dão pílulas de açucar aos moribundos?” pergunta sarcásticamente Ron.
E ele segue em frente, montando um esquema pessoal para obter a droga, que se transforma depois no “Clube de Compras Dallas”, onde os sócios podiam ter acesso aos medicamentos, contrabandeados do mundo inteiro.
Seu encontro com o travesti Rayon, que também está doente, vai mudar seu jeito de ser.
O filme tem uma história real, com atores brilhantes nos principais papéis.
Mattew McConaughey emagreceu 21 quilos para interpretar Ron Woodroof. Mas o que ele faz na tela, assusta. É como se ele estivesse mesmo doente e desesperado. Seu olhar esgazeado lembra o dos touros de rodeio, que a câmara mostra, antes de entrar na arena. Ganhou o Globo de Ouro e é o preferido pelos críticos para o Oscar.
Jared Leto impressiona fazendo o travesti Rayon. Sua feminilidade é de alma, mesmo que vestido com um terno quando visita o pai. Também foi indicado ao Oscar.
Dois grandes atores, uma história real e exemplar, uma direção sem frivolidades do canadense Jean-Marc Vallée e um roteiro bem escrito e seco (Craig Barten e Melisa Wallock, indicados ao Oscar) fazem de “Clube de Compras Dallas”, seis indicações ao Oscar, um filme obrigatório.
Mas será lembrado principalmente pela comovente e corajosa interpretação de seus atores principais.
Impossível não se emocionar com eles.
Muito bom o filme Eleonora, uma trans formação física impressionante de seu protagonista, mas independente disso a sua atuação é de muita energia e ao mesmo tempo com igual sensibilidade. Adorei a interpretação de seu parceiro Jared, foi muito bom a sua indicação,l obrgado;bjs
Luiz Roberto querido,
Desculpe novamente o meu atraso… São tantas postagens… Rsrsrs
Mas esse filme é o máximo mesmo por causa dos atores. Dois Oscars merecidos!
Volte sempre Luiz Roberto! Prometo ser maus assîdua nos comentários aos comentários!
Bjs
0 Comentários
Minha Sinopse
Nasci em São Paulo, Capital. Sou a primeira filha de sete irmãos nascidos de Yvette e Octavio Pereira de Almeida, casada com Ivo Rosset. Estudei Psicologia na PUC de SP e Direito no Mackenzie. Sou psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP. Atendo em meu consultório há mais de 30 anos. Sempre adorei cinema, desde as sessões Tom e Jerry, passando pelo Cine Bijou até o saudoso Belas Artes. Meus filmes preferidos: “Morte em Veneza” de Visconti e “Asas do Desejo” de Wim Wenders.
Buscar no blog
Curtas
“Eu e Você – Io e Te” de Bernardo Bertolucci – Lorenzo (Jacopo Olmi Antinori), um adolescente problemático, ao in
Leia mais“Malévola – Maleficent”, com Angelina Jolie – Quem perdeu esse filmão no cinema, agora pode comprá-lo a partir d
Leia mais“A Culpa é das Estrelas – The Fault in Our Stars” é o filme adaptado do best-seller de John Green – Esse filme ta
Leia maisComentados Em cartaz
Arquivo