Coco Chanel e Igor Stravinsky

“Coco Chanel e Igor Stravinsky”- França, 2010

Direção: Jan Kounen

Uma outra biografia de Chanel no cinema? Pois é, mas muito diferente das outras. Essa assume de cara a lenda, que é como Chanel contava as histórias que inventava sobre si mesma.

Porque se o filme “Coco e Igor” não é pura ficção, também não é inteiramente verdadeiro.

Jan Kounen, o holandês que assina a direção e o roteiro, inspirou-se no romance do inglês Chris Greenhalg de 2003, que mistura realidade e imaginação para contar um suposto caso entre a estilista mais marcante do século XX e o homem que revolucionou a música clássica, inspirando-se em motivos folclóricos russos.

Quando aconteceu a primeira apresentação da “Sagração da Primavera” ( “Le Sacre du Printemps”) em Paris, 1913, no Théâtre des Champs Elysées, dançada pelo “Ballets Russes” com coreografia do mais famoso bailarino do mundo, Vaslav Nijinsky, foi um escândalo. A burguesia da época não entendeu a proposta da nova linguagem da música e vaiou o compositor e os dançarinos. O tumulto foi tanto que a polícia teve que intervir.

Apenas ela, de branco, vestida à la Vionnet, guarda a compostura na platéia e vê-se curiosidade, quase aprovação, em seu rosto expressivo. Respira ao ritmo da orquestra.

Mademoiselle, como todos a chamavam, iria adorar a interpretação de Anna Mouglalis, longilínea, altiva e distante, qual ave rara em meio a um bando de gralhas. Em 1913, Chanel ainda não era quem viria a ser mas, tal Igor Stravinsky, era alguém que podia compreender o novo e admirar o fora do comum.

Sete anos mais tarde, depois da Primeira Grande Guerra, e da morte de Arthur “Boy” Capel, seu grande amor, ela é apresentada formalmente a Igor Stravinsky. O compositor estava exilado em Paris, sem dinheiro, com quatro filhos e a mulher Katia tuberculosa ( interpretada com doçura por Yelena Morosova).

“- Até de luto ela fica elegante”, diz alguém que a observa.

“- Foi o marido?”

“- Não. O amante. Boy. Um acidente trágico.”

Chanel havia se refugiado fora de Paris em sua casa Bel Respiro em Garches, após a morte de Boy. Mas era o casamento de uma de suas melhores amigas, Misia Sert, e ela fez uma exceção e apareceu por lá.

Já fascinada por Igor, Chanel encarna uma mecenas e convida o compositor a passar um tempo em sua casa para fazer modificações em sua “Sagração”. Convite feito e aceito, seguiram Chanel e a família Stravinsky para a Bel Respiro.

Um dos grandes acertos de Jan Kounen é causar um impacto estético no plano que mostra a casa, beje com janelas negras, em meio a um jardim requintado.

“- Eu nunca tinha visto uma casa com janelas negras…”, diz Katia, mulher de Igor.

E, guiados por sua anfitriã, acompanhamos os russos descobrindo, com estranheza, a beleza e a perfeição daquela casa art-decô, concebida como cenário para aquela mulher tão diferente de tudo o que conheciam.

“- Não gosta de cor, Madame?” pergunta Katia.

“-Só se for preto “ , retruca Chanel.

Será um curto espaço de tempo. Uma primavera e um verão. Mas o suficiente para que a atração existente entre aqueles dois se expressasse em uma sexualidade desprovida de afeto.

A câmara ronda os corpos brancos e mostra a agonia e o êxtase febrís. Há distância e proximidade mas nunca intimidade. Ela, um pássaro pernalta, pescoço longo e crista. Mais escamas que penas. Ele, homem severo, músculos treinados, olhar distante e sofrimento na alma.

“-É preciso se esquecer para se perder na música”, diz ele a ela.

Ela não fora feita para a languidez. Ele, pesado, unido à terra, era dotado de asas só no espírito.

Duas almas sensíveis e angustiadas. Dois gênios do século XX.

Ela compreendeu a música dele mas sua postura de vida não admitia que ele não a admirasse nem muito menos o seu machismo.

“- Eu sou tão poderosa quanto você, Igor. E tenho mais sucesso”, diz ela a ele.

“- Você não é artista, Coco. É uma vendedora de tecidos.”

Embate de egos.

Durante o tempo em que viveram em Garches ele trabalhou a sua “Sagração da Primavera”, que fez muito sucesso quando foi reapresentada. Ela, que já havia revolucionado o modo como as mulheres se vestiam, livrando-as dos espartilhos e apresentando-as ao jersey e a um modo feminino de vestir roupas masculinas, lançou o perfume Chanel Número 5, um dos ícones do mundo do consumo.

No filme, os figurinos executados por Chattoune Bourrec e Fabien Esnard-Lascombe, que contaram com a ajuda de Karl Lagerfeld, estilista à frente da Maison Chanel, são esplêndidos, inspirados nos desenhos de Chanel e revistas Vogue da época.

“Coco Chanel e Igor Stravinsky” é um filme requintado até nos mínimos detalhes. E tem atuações marcantes de Anna Mouglalis e Mads Mikkelsen.

Se você não sair correndo do cinema e esperar os letreiros finais, vai ver uma cena final tocante. Em preto e branco, em 1971, ano da morte de ambos, há um encontro de almas que não foi possível durante a vida terrena deles. Na essência haveria uma afinidade que não foi vivida…

A única prova tangível disso é o ícone dourado que Igor trouxera da Rússia e dera para Chanel e que ela conservou perto de si até o fim.

Um objeto sagrado para ele e para ela uma lembrança do encontro com o homem que a marcou? Pode ser. Ela nunca disse nada a ninguém sobre isso…

Este post tem 0 Comentários

  1. Sylvia Manzano disse:

    Me lembrei do romance de Hannah Arendt e o Heidegger.
    Li um livro sobre eles e me decepcionei com o meu filósofo predileto (do pouco q eu entendia) dos tempos da faculdade.
    Por exemplo: qdo ele escrevia, as crianças não podiam chorar e se chorassem, a mãe tinha q levá-los rapidamente para outro lugar.
    Alguém bem q podia fazer um filme sobre os dois.

  2. Sylvia Manzano disse:

    Antes até de ler a crítica do filme, tenho q falar da foto: que linda!
    E o crédito das fotos?
    Quem bate essas fotos?
    Mais tarde, volto.
    Leio a crítica e dou meus pitacos.
    See you later.

  3. Eleonora Rosset disse:

    Querida Sylvia,
    Lá vai outra vez…Um dia eu aprendo a postar comentário.
    A foto foi tirada para uma reportagem sb Chanel para a Revista da Folha. E eu esqueci o nome da fotógrafa…Achei feia no começo mas agora adoro. Uma amiga disse que ficou um clima flamengo.
    Bjs

  4. Sobre sabores e pessoas, pessoas e seus sabores. disse:

    O texto ficou maravilhoso! Estou louca para assistir o filme!

    e a foto…a melhor palavra para defini-la é pura elegância.

    beijos

    Ana

  5. Walkiria disse:

    O filme impressiona pelos detalhes.
    Seu olhar, expresso em seu texto, também nos remete à observação destes delicados detalhes. Parabéns!
    Quanto a foto:linda!
    Bj/Wal

  6. Sylvia Manzano disse:

    Passei aqui pra ver se tinha comentário novo.

  7. seramigo disse:

    Seu comentário, Eleonora, me inspirou tanta coisa que se “soltar asas”, seus seguidores(as) e vc, vão me expulsar daqui.
    Fico, então, c/ sua “deixa” e da Walkiria, lembrando (alguns) “detalhes” que me inspiraram. Por ex.
    A folhagem linda de outono preparando a “Sagração da Primavera”.
    As imagens de 1º plano da mulher do Igor, parecendo quadro pintado das mulheres da renascença. A atriz, suave e firme, bonita e ótima.
    O enfrentamento civilizado e forte dela à Chanel, no jardim, em que ela passa dando as costas se posicionando atrás de Chanel, obrigado-a olhar pra trás. Cd uma c/ sua personalidade, mas em pé de igualdade. Passando dignidade diante da doença, e da sedução, ambas em situação de perdas.
    A diferença de personalidade de Chanel, ela, distante, jogando, independente, “colecionando” seu Homem do momento e ele, um Stravinski, “duro” na invenção de seus acordes musicais dodecafônicos, agressivos, precedendo ou sucedendo instantes de solo harmonioso. Querendo expressar, talvez, o momento agressivo de Vida pessoal e da Europa c/ a busca de uma suavidade harmoniosa, confrontando sua rigidez pessoal c/ a soltura.
    Ousando, dois insights: Chanel, levando e apresentando o lar provisório ao casal, um espaço não criado p/ um lar, como que flertou c/ a idéia de Família, sabedora que jamais se daria essa experiência. Ela curtia e “presenciava” as crianças; lembrando a cena no carro se deliciando c/ as crianças brincando.
    E outro, em se tratando de uma relação c/ pouca documentação e silêncio, mesmo da própria Chanel, eles, já velhos, rememorando-se mutuamente, quase que sugerindo que a vivência deles foi vivida somente na memória afetiva de ambos.
    Perdi a cena c/ os letreiros, que pena, do “encontro de almas,…não vivido em Vida”.
    Frase do filme: “ao encontrar um monstro, o que vc faz?,….canta”!
    Quem tiver bons ouvidos que ouça.
    Ah! todo mundo comentando suas fotos,tenho eu tbém que comentar, mas vou falar o quê?! Diante de um quadro, vc faz o quê? Deixa a alma se inspirar!

  8. Sylvia Manzano disse:

    seramigo, se depender de mim, vc pode soltar as suas asas e voar à vontade.
    Eu adoro.

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