Dumbo

“Dumbo” - Idem, Estados Unidos, 2019

Direção: Tim Burton

Quem não conhece a figura do elefantinho de orelhas enormes que são como asas? Baseado no livro “Dumbo”, da escritora Helen Aberson e do ilustrador Harold Pear, o personagem tornou-se mais popular depois da animação de 1941, dos estúdios Disney.

O elefantinho diferente e tristonho, porque sua mãe foi banida do circo por ser considerada violenta, era chamado de “monstrinho” e considerado ridículo por suas orelhas imensas. O próprio nome que deram a ele, Dumbo, vem de “dumb” que quer dizer estúpido em inglês.

Pois todos verão ele se transformar na atração principal do circo dos Irmãos Medici, na verdade apenas um, interpretado com graça por Danny de Vito.

A história da primeira animação acontece em 1941 e foi trazida para 1919, ano em que a Primeira Guerra termina, nesse filme que tem animação e atores reais.

O diretor Tim Burton, de “Edward, Mãos de Tesoura”, trata o elefantinho com seu talento natural para proteger os mais fracos e perseguidos porque não são como a maioria. Atual, o tema do diferente ganha cores e defensores. E estes não são mais os próprios animais, como na animação original mas humanos. As crianças, filhas do capitão Ferrier (Colin Farrell), amam o elefantinho desde seu nascimento e o protegem. Principalmente Milly, a menina adolescente que quer ser cientista e não artista de circo. Ela e o irmão Joe estão identificados com Dumbo porque eles também não tem mãe, que morreu na epidemia de gripe. E o pai deles, que perdera um braço durante a guerra não pode mais montar, já que os cavalos do circo foram vendidos. Épocas difíceis para o circo que agora está em decadência.

E as crianças é que descobrem o talento de Dumbo para voar e o incentivam com entusiasmo.

O tema da superação é vivido tanto pelo filhote de elefante que tem medo mas enfrenta o voo de que é capaz, como na figura do pai das crianças, um cowboy do circo que pensa que não pode mais montar e se surpreende com seus poderes recuperados.

Mas o sonho impossível de Dumbo é reencontrar sua mãe. Ela vai reaparecer na história quando o circo é vendido para um empresário que constrói “Dreamland”, um grande parque parecido com a Disneyworld. Na “Ilha do Pesadelo” está a mãe de Dumbo, onde animais selvagens são expostos em jaulas e acorrentados.

Há aqui uma ironia sobre os parques do próprio estúdio que financiou o filme e à exploração dos animais que não tem quem os defenda e, como tema, englobando os seres humanos que estão sob a mesma condição.

O mega empresário Vandevere (o ótimo Michael Keaton) é a personificação daquele que só pensa no próprio lucro e não hesita em pisar em quem estiver dificultando o seu caminho.

O fato é que o talento de Dumbo para voar não significa que ele tenha algum prazer em se apresentar no circo. Quando Colette (a sempre fascinante Eva Green) monta em Dumbo não é mais para divertir a plateia. Ela também entendeu o sonho de liberdade de Dumbo e vai ajudá-lo com todo o elenco do circo. O lugar dele não é ali, como mostra a bela cena final.

“Dumbo” é um filme que tem a magia do diretor Tim Burton de quem o público estava com saudades.

E quem resiste aos olhos úmidos de Dumbo? Um grande acerto dos estúdios Disney.

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