Ella & John

“Ella & John”- “The Leisure Seeker”, Itália, França, 2017

Direção: Paolo Virzi

Welesley, Massachusetts, é um lugar de casas graciosas, gramados bem cuidados, bicicletas e pessoas passeando cachorros. Nenhuma agitação.

Mas quando Will (Christian McKey) entra na casa dos pais chamando a mãe e não tem ninguém em casa, ele estranha. Pior, o velho trailer da família não está na garagem. Mau sinal. Ele liga para a irmã Jane (Janel Moloney), alarmado:

“- Jane? Papai e Mamãe sumiram! ”

Na cena seguinte vemos o casal desaparecido, contente da vida, no trailer e na estrada. Ella (Helen Mirren) diz para o marido (Donald Sutherland):

“- Você poderia ter colocado algo mais confortável para viajar! “

John, de terno e gravata azul, combinando com seus olhos, só sorri. Ele está dirigindo o grande trailer e parece encantado. Ella fala o tempo todo relembrando as viagens com os filhos naquele mesmo trailer que tinham apelidado de “Leisure Seeker” (O que procura o prazer).

Na verdade, vemos algo de preocupação em seus olhos. E quando John consegue se safar de um caminhão perigoso, ela olha para ele surpresa.

“- Ainda sei guiar isso aqui! “, exclama John, para logo repetir muitas vezes “Eu quero um burguer…”

Compreendemos então o alarme do filho. Seu pai sofre de uma forma de demência, com graves problemas de memória. E a mãe, que toma pílulas durante o trajeto, está usando peruca. Parece que também está doente.

Quando o celular toca no restaurante onde pararam para o hambúrguer, ela atende e fala baixo e escondido para a filha:

“- Estamos fazendo uma viagenzinha, um presente para seu pai. ” E desliga, sem maiores explicações.

E lá se vão eles, rumo à casa de Hemingway, em Key West. John, que foi professor de literatura, sabe de cor trechos do “Velho e o Mar”, que recita para desconhecidos, sempre que pode.

Todas as noites, nos campings onde param, Ella produz o ritual de ver juntos os slides de toda uma vida. John mal sabe do que se trata, mas às vezes acerta o nome de uma pessoa que aparece na foto. Ella, amorosa mas também cansada, repete mil vezes a mesma história. Ela tinha imaginado o ritual dos slides para mantê-lo ligado à realidade mas não é bem isso que acontece.

Bem, assim será a velhice de alguns de nós. É muito raro chegar numa certa idade sem nenhuma doença. O importante para Ella e John é que estão fazendo a viagem juntos. E com o amor de 48 anos ainda vivo entre os dois.

Ella é bem consciente de tudo que a espera. E vai conduzir a vida deles da melhor maneira possível. John conta com ela.

“Ella & John” é um filme do diretor italiano Paolo Virzi (“A Primeira Coisa Bela” e “Loucas de Alegria”), o primeiro falado em inglês. Ele conduz com delicadeza essa história baseada no best-seller de Michael Zadoorian.

É um filme pequeno, para os atores brilharem e para nós, na plateia, pensarmos um pouco no futuro. Sem tragédia mas também sem negação.

É a vida.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!