Ghost
“Ghost – Do Outro Lado da Vida”- “Ghost”, Estados Unidos, 1990
Direção: Jerry Zucher
Um dos filmes mais emblemáticos dos anos 90, “Ghost” é conhecido tanto por sua história, que é uma fábula sobre o poder do amor, quanto pela música “Unchained Melody”, cantada pelos Righteous Brothers e composta por Maurice Jarre e Alex North.
Os protagonistas, Demi Moore (Molly) e Patrick Swayze (Sam) formam um casal com uma história de amor juvenil. Eles vão morar juntos num apartamento charmoso e antigo, que eles mesmos reformam. Ele trabalha num banco e ela é ceramista.
A cena mais famosa do filme é justamente a que apresenta pela primeira vez a música que ficou famosa, fundo musical para a química do par. Ela está moldando um vaso em argila e ele chega por trás dela, bem sensual. O desmoronar do vaso e o remontar dele a quatro mãos é tão sugestivo que marcou o público. Não há quem tenha visto o filme e não reconheça essa cena.
O filme foi sucesso de bilheteria no mundo todo e indicado a 6 Oscars, inclusive o de melhor filme. Ganhou dois: o de melhor roteiro original (Bruce Joel Rubin) e melhor atriz coadjuvante para Woopi Goldberg.
Todo mundo conhece a história e sabe que ele morre assassinado saindo do teatro e que, a partir daí, fica em espírito protegendo Molly e querendo ficar um pouco mais com ela. Mas não pense que é um filme com ideias religiosas. Não importa se acreditamos ou não em vida depois da morte porque o filme quer mesmo é mostrar a força do amor.
A vidente que não acredita em fantasmas é a personagem de Whoopi Goldberg e ela consegue uma atuação muito divertida. Falsa médium que era, ela passa a ajudar Sam a ajudar Molly, já que ela é a única que consegue vê-lo e ouvi-lo. Sam conseguiu fazer com que ela aceitasse o dom que passara da avó para a mãe dela.
Os efeitos especiais são muito bem feitos, criativos e adequados para contar a história. Não há exageros.
Patrick Swayze, que foi eleito o homem mais sexy do mundo depois desse filme, morreu de câncer no pâncreas aos 57 anos. Ele será sempre lembrado por “Ghost” e “Dirty Dancing” de 1987.
Demi Moore, 57 anos, ficou conhecida por “Ghost”, onde ela mostra uma sensualidade natural, cabelos curtos e pouca maquiagem. Depois veio “Proposta Indecente” de 1993 e “G. I. Jane” de 1997, com os cabelos raspados. Sua vida pessoal alimentou manchetes apimentadas envolvendo seus casamentos com Bruce Willis e Ashton Kutcher.
“Ghost”, provavelmente o filme mais reprisado na TV, agrada até hoje porque fala de amor e emociona, levando muita gente às lágrimas.