La La Land – Cantando Estações

“La La Land – Cantando Estações”- “La La Land”, Estados Unidos, 2016

Direção: Damien Chazelle

Uma imagem que todos conhecemos de Los Angeles são suas auto-estradas sempre apinhadas de carros, em grandes engarrafamentos. Cada um em seu carro escutando música e todos irritados com a lentidão do tráfego.

Pois foi essa ideia que o diretor Damian Chazelle (“Whiplash”), 31 anos, transformou em uma cena de abertura inesquecível de seu terceiro filme. Todos parados e, de repente, um a um, todos saem de seus carros para cantar e dançar.

A câmara de Chazelle também dança e acompanha os 100 bailarinos, vestidos em cores berrantes, na canção “Another Day of Sun”.

Claro, todos aqueles que perseguem seu sonho na cidade do cinema, vão ser representados por esses jovens que pulam sobre o teto dos carros em uma coreografia atlética e alegre.

Dentre eles estão os principais personagens da trama: Mia (Emma Stone) que trabalha numa lanchonete dentro de um grande estúdio de cinema e corre cada vez que é chamada para uma entrevista, porque essa pode ser a chance que ela espera para se tornar uma estrela e Sebástian (Ryan Gosling) que tem um estilo diferente daqueles jovens. Seu carro é antiguinho, tem toca-fitas e ele se veste como se vivesse nos anos 50. Ele é um pianista talentoso, que sonha em ter seu próprio clube noturno de jazz mas ao velho e bom estilo do jazz que nasceu em Nova Orleans. Para conseguir sobreviver, ele trabalha num restaurante, onde toca músicas de Natal e sucessos dos anos 80.

Mia e Sebástian se odeiam em seu primeiro encontro naquela estrada. Ela leva uma buzinada dele e retribui com um gesto mal-educado.

Mas esses dois vão se encontrar outras vezes. E são feitos um para o outro. É só acontecer uma boa oportunidade, que vem depois de uma festa, quando eles procuram seus carros. Sentados num banco, com a cidade e suas luzes lá no vale, eles começam a dançar um sapateado ao som de “City of Stars”. Um encantamento.

Acompanhar esses dois se apaixonando e dançando entre as estrelas do Observatório, é outra cena que emociona e faz sonhar.

Mas o conflito vai começar assim que eles se convencem que são um casal. O que será mais importante? Realizar o sonho profissional ou o amoroso?

E parece que o jovem diretor e roteirista percebe em sua geração uma tendência a valorizar mais a realização profissional do que a afetiva.

“La La Land” também tem momentos de decepção.

Mas o filme, que não pode ser considerado um musical porque não é o tempo todo que eles cantam e dançam, faz uma homenagem aos musicais do século XX, sem se esquecer que estamos no XXI.

A nostalgia dos anos dourados serve para impulsionar Mia, que idolatra Ingrid Bergman, a aceitar qualquer coisa no cinema, lugar onde ela quer brilhar.

Já Sebástian, apesar de fazer sucesso com o tipo de música que se faz hoje em dia, sonha em poder tocar em seu piano a música que ele adora.

E nós na plateia nos apaixonamos por esses dois e torcemos por eles. Mas recordamos que são as escolhas que fazemos no presente que determinam o nosso futuro.

“La La Land” acredita nos sonhos mas também tem o pé na terra.

Um filme bem imaginado, original e encantador.

Ganhou sete prêmios no Globo de Ouro: melhor filme musical, melhor diretor, melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, melhor canção “City of Stars”, melhor música original.

Este post tem 0 Comentários

  1. Agenor Nascimento Prado Telles disse:

    Eleonora, gostei muito de sua sinopse/comentário, extremamente romântica como parece ser o filme. Preciso assisti-lo. Entre o sonho e a realidade sempre nos deparamos com as frustrações, onde necessitamos ter maturidade para administra-las. Mas é preciso sonhar. Bjs.

  2. Teo gomes disse:

    Olá Eleonora,
    Adorei o filme La La Land!
    Gostaria de entender um pouquinho mais de La La Land.
    Por que os dois atores principais, que foram feitos um para o outro, não ficaram juntos no final do filme? Não entendi.
    Você pode me dar uma luz?
    Obrigada!
    Teo

  3. bettina lenci disse:

    La La Land,

    Todos vivemos lá lá e pensamos pouco no cá cá !
    Em nossas escolhas presentes sem medir as consequências
    futuras.
    Creio que v. Eleonora, foi uma das poucas a interpretar corretamente o porque de abdicarem do lá lá e escolherem pensar no cá cá: realização profissional e individual!
    Depois, bem… assistam ao filme! Nao podia ser mais cá cá*
    * quer dizer momento presente ou consequência. Como queiram!

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