Na Terra de Amor e Ódio

“Na Terra de Amor e Ódio”- “In the Land of Blood and Honey” Estados Unidos, 2011

Direção: Angelina Jolie

 

Angelina Jolie é daquelas raras mulheres que tem tudo. Boa atriz, linda, rica, bem amada e generosa, ela também é inteligente, sensível e tem espírito humanitário. Essa mulher invejada se compadece dos que sofrem.

Seu primeiro longa, escrito, dirigido e produzido por ela, “Na Terra de Amor e Ódio”, é surpreendente e corajoso. Conta a história de um romance que acontece no cenário de uma das mais terríveis guerras do século XX. A guerra da Bósnia, que começou em 1992 e foi até final de 1995, é considerada o mais mortal conflito na Europa desde a Segunda Guerra.

Os números dessa guerra são impressionantes. Entre 100.000 e 110.000 pessoas foram mortas. Mais de 2.5 milhões tornaram-se refugiados porque um em cada dois bósnios foi obrigado a abandonar a sua casa. Durante a guerra 50.000 mulheres bósnias foram violentadas, o que levou a violência sexual a ser considerada um crime contra a humanidade, pela primeira vez no direito internacional. O cerco a Sarajevo foi o mais longo da história moderna.

Por três anos e meio, a comunidade internacional deixou de intervir e acabar com a guerra. Havia uma discussão sobre se era uma guerra civil ou internacional.

E pensar que antes dessa guerra cruenta, a República da Bósnia- Herzegovinia fazia parte de um dos países mais diversificados do ponto de vista étnico e religioso de toda a Europa, a Iugoslávia. Lá, viviam em harmonia, muçulmanos, sérvios e croatas.

Mas a guerra, insuflada pelos países vizinhos da Bósnia, a Sérvia e a Croácia, depois da declaração de sua independência em 1992, fez aflorar os piores instintos nos homens. Depois da guerra, nas negociações de paz, a CIA considerou as forças do exército sérvio como responsável por 90% dos crimes cometidos durante o conflito.

Angelina Jolie começa a contar a história de seus personagens um pouco antes da guerra. Num bar, a bela morena muçulmana Ayla, que é pintora, se encontra com Danijel, filho de um general sérvio. Flertam, dançam e cantam alegres, até que o estrondo de uma bomba introduz o horror, a morte e o sangue na vida de todos.

A partir daí o romance deles vai enfrentar obstáculos insuportáveis. Ela é levada, com outras mulheres, como prisioneira, para servir de escrava sexual no quartel das forças sérvias. Danijel tenta protegê-la mas o ódio antigo dos sérvios aos muçulmanos vai selar o destino daquele amor.

Angelina Jolie filmou na Hungria e na Bósnia- Herzegovinia. “Na Terra de Amor e Ódio” é falado em servo-croata e os ótimos atores são todos nascidos na região, inclusive o par principal formado por Zana Marganovic e Goran Kostic.

A fotografia é austera e a música é usada de maneira sensível e comedida. Gabriel Yared, o compositor e pianista, pontua cenas com temas minimalistas.

A diretora e roteirista foi indicada ao Globo de Ouro no ano passado e apresentou seu filme no Festival de Berlim. Diz ela:

“- Esse filme poderia ser sobre qualquer guerra… mas escolhi esse conflito por ser muito recente e ainda não totalmente compreendido.”

“Na Terra de Amor e Ódio” é um alerta sobre o rancor e a vontade de dominar com crueldade aqueles que são considerados os inimigos que, de tempos em tempos, desperta no coração dos homens.

Sensível e dramático na medida certa.

Este post tem 0 Comentários

  1. Alice Carta disse:

    Eleonora, o teu comentario esta barbaro,vou assistir correndo esse filme. O dia que precisar de mim é só telefonar. Bjs Alice

  2. Eleonora Rosset disse:

    Alicinha querida,
    Obrigada! Vc é mt especial. Bjs

  3. Marco Antonio disse:

    Eleonora

    Este é um filme, que já está na minha lista.Parece ser um Romeu e Julieta Bósnio, é isso?
    A alguns anos eu frequentava um restaurante sérvio, na vila Mariana, bastante acanhado mas extremamente simpático, um lugar onde a fronteira de raças não existia, somente a boa comida (um tanto politicamente incorreta, já que traz muitas carnes e frituras), mas acho que não existe mais.
    Atualmente ando internado em casa, pois comprei a caixa em bluray do mestre do suspense, o meu, o seu, o nosso Alfred Hitchcock e estou me deliciando em rever seu trabalho em alta definição.Vc já viu Marnie?A psicanálise é fator importantíssimo na trama do filme.
    Vc já aderiu ao bluray???O que acha desta mídia?

    Grd abraço

    Marco

    • Eleonora Rosset disse:

      Marco Antonio querido,
      Vc tem razão.Casais separados por ódio entre familias, clãs, etnias, seja o que for, vão sempre lembrar Romeu e Julieta, personagens criados por um gênio do conhecimento da natureza humana.
      Marnie! Todo mundo viu na faculdade de psicologia! Mas gostaria de rever. Aliás adoro rever filmes de que gostei. Falam mt de mim para mim mesma, em outra época, outra cabeça, mas a mesma essência.
      Bluray acho que nem consigo distinguir da alta definição do HD… Mas tem gente que vê nuances que dizem que só em bluray. Eu sp vou preferir a luz que emana da tela do cinema! Mas às vêzes não dá. Então viva a tecnologia que melhora as imagens, né?
      Volte sempre!
      Bjs

      • Marco Antonio disse:

        Adorei sua reflexão sobre rever um filme …”falar da gente mesmo em outra época”.Legal.
        Eleonora, vá correndo em um loja e troque seu dvd por um bluray (que lê melhor todos os seus filmes em dvd)
        Aqui no Brasil esta havendo uma resistência a esta nova mídia: Enquanto um dvd lê 540 pixels e a imagem em HD da tv via cabo lê 720 pixels o Bluray lê 1080.Então é uma nova experiência em imagem.
        Detalhe: Não sou vendedor de Bluray só um Nerd apaixonado por cinema.
        Fiquei fã deste seu cantinho de reflexão sobre cinema!

        Abs
        Marco Antonio

        • Eleonora Rosset disse:

          Marco Antonio querido,
          Nada como ouvir um especialista falando! Tenho o aparelho mas ainda não dei a ele o valor que deveria. O problema é ter os filmes em bluray… A maioria não é bluray. Mas a oferta deve aumentar com o tempo.
          Volte sempre para melhorar o nosso cantinho!
          Bjs

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!