Segredos de Sangue

“Segredos de Sangue” – “Stoker”, Estados Unidos/Inglaterra, 2013

Direção: Park Chan-wook

Quem será essa moça à beira da estrada, que murmura em “off” coisas sobre si mesma? Ela diz que usa os sapatos da mãe, o cinto do tio, algo do pai e que, assim como a flor não escolhe sua cor, ninguém é responsável pelo que pode acontecer.

Mas parece que voltamos no tempo e aquela moça é  uma garota de longos cabelos negros que, frente a uma estátua de bronze, sentada nas raízes de uma grande árvore, duplica a pose da estátua e examina os pés. A câmara se aproxima como um olho e vemos que ela fura uma bolha com uma agulha.

Esse é o primeiro dos pequenos detalhes incômodos com que o diretor sul-coreano Park Chan-wook monta um quebra-cabeças em torno a India Stoker, a garota que é o centro do filme, vivida por Mia Wasikowska, 23 anos e ótima no papel da mocinha assustada e excitada, que não gosta de ser tocada e que não sorri.

Na floresta que cerca a bela casa, ela sobe pelos grandes troncos e parece íntima daquele cenário. No jardim mais próximo da casa, grandes pedras esculpidas como bolas, fazem um arranjo em que a mocinha fica perecendo uma ninfa liliputiana.

Corte para o cemitério. A garota estranha está de luto, ao lado da mãe (Nicole Kidman, bela e sedutora aos 45 anos), ouvindo o elogio fúnebre ao pai, morto num acidente não explicado. Ao longe, a silhueta de um homem (Matthew Goode) é uma presença inquietante.

De volta à casa, India toca piano e novamente o olho da câmara vasculha e encontra algo que se arrasta pelo tapete. Uma aranha sobe pelas meias que vestem as pernas de India, nos pés sapatos bicolores.

Na cozinha com a avó, ela pergunta sobre a chave que encontrou na caixa do seu presente de aniversário conhecido, os sapatos bicolores. Todos os anos de sua vida ela ganhara a mesma caixa com o laço de seda amarela e os sapatos.

“- Essa chave abre qual fechadura? Vc sabe?”

E o desvelar do segredo vai se desenrolando na tela, tudo muito bonito e elegante, com um toque de perversão crescente.

No dia dos seus 18 anos, o pai que India amava morrera e ela se lembrava dele dizendo:

“- Às vêzes precisamos fazer uma coisa ruim para se impedir de fazer uma coisa pior.”

Levava India para caçar pássaros e os empalhava.

O diretor de “Old Boy”, primeiro filme de sua trilogia da vingança, estreia nos Estados Unidos com “Stoker” que tem toques de Hitchcock e lembra seus “Sombra de uma Dúvida”(1943) e “Psicose”(1960).

Mas o tempero coreano é mais selvagem e sanguinolento. E o triângulo India, sua mãe Evie e tio Charlie vão nos envolver com os segredos escuros do passado da família Stoker.

Quem sai aos seus não degenera, diz o ditado popular. Confiram em “Segredos de Sangue” como isso vai acontecer, no excelente thriller assinado pelo genial diretor sul-coreano Park Chan-wook.

Este post tem 0 Comentários

  1. Anna Schvartzman disse:

    Eleonora,anda não assisti o filme mas quero muito ver.

    hoje li o artigo do Pondé na folha falando sobre o filme.
    Achei um pouco confuso.O que você achou?

    bjs

    Anna Schvartzman

    • Eleonora Rosset disse:

      Anna querida,
      Pra quem não viu o filme, fica mesmo um pouco confuso o que ele escreveu. Mas ele tem razão no herdadox aprendido( naturex nurture). Eu tb falei disso na minha resenha qdo lembro o ditado ” Quem sai aos seus, não degenera”. Vá ver e me diga depois o que achou. O filme é ótimo!
      Bjs

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