Trem Noturno para Lisboa

“Trem Noturno para Lisboa”- “Night Train to Lisbon”, Alemanha, 2013

Direção: Bille August

 

Um livro pode mudar a vida de alguém?

Depende. No caso do professor Raimund Gregorius (Jeremy Irons, convincente), ele tem um encontro marcado com o destino, naquela manhã chuvosa e escura, em Berna, Suiça, quando passa pela ponte que era seu caminho até a escola, onde dava aulas de latim.

Vê uma jovem pronta para pular nas águas geladas do rio. Grita e salta sobre ela. Os dois caem no chão molhado.

Sua pasta se abrira e os papéis se espalhavam pela rua. Ele e a mocinha recolhem as folhas levadas pelo vento.

“- Posso ir com você?”, pergunta ela ao professor aturdido.

E os dois seguem até a escola.

“- Sente-se”, diz ele para ela, que tira o casaco vermelho molhado.

Mas enquanto ele distribui os trabalhos dos alunos, ela escapa. Ele sai atrás dela, com o casaco que ela deixara para trás. Procura por algo que identifique a jovem nos bolsos do casaco e encontra um livro escrito em português. “O Ourives das Palavras” era o título, o autor um certo Amadeu de Almeida Prado e fora editado em Lisboa. Um carimbo mostrava o nome de uma livraria conhecida.

Lê uma frase a esmo:

“Se vivemos só uma parte da nossa vida interior, o que acontece com o resto?”

Pensativo, com o livro aberto, o professor caminha até a livraria e fica sabendo que o livro fora vendido a uma moça que procurava livros em português, no dia anterior:

“- Ela sentou-se, leu o livro por uma hora, pagou e saiu aflita”, conta o livreiro.

Quando manuseia o livro, cai de dentro dele uma passagem do trem noturno para Lisboa.

“- E parte em 15 minutos”, nota o dono da livraria.

O professor sai correndo, como se algo muito forte o tomasse e sobe no trem já em movimento, levando o livro e o casaco vermelho da moça.

As palavras do livro tinham mexido tão profundamente com o professor que ele vai andar por Lisboa atrás de pistas que o levem a conhecer a vida do autor.

Quanto mais sabe, mais procura e depara-se com a história da ditadura de Salazar, a resistência e a polícia política, a PIDE, conhecida por sua repressão cruel.

Descobre uma história de amor do passado e talvez uma nova vida no presente.

O livro que foi adaptado para o filme foi escrito por um professor de filosofia da Universidade de Berna, Peter Bieri, que usou o pseudonimo de Pascal Mercier. O livro vendeu mais de dois milhões de exemplares.

Bille August, 65 anos, dinamarquês, foi quem adaptou o livro para o cinema e comandou, com competência, um elenco de grandes nomes: Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Bruno Ganz, Mélanie Laurent, Lena Olin e Christopher Lee. Todos ótimos.

Falado em inglês, o filme tem um charme português e Lisboa está linda, com seu casario ao sol, ladeiras estreitas e o Tejo de águas que procuram o mar.

Suspense, política e romance, ingredientes de sucesso, misturados a reflexões filosóficas interessantes, fazem com que o filme “Trem Noturno para Lisboa” seja altamente recomendado para quem gosta de histórias sofisticadas.

Este post tem 6 Comentários

  1. carlos dantas disse:

    Sonho Paradiso!

    No curso deste rio, – vida! Enquanto uns escrevem livros; outros fazem adaptação e recriam enredos… outros, pincelam letrinhas sintetizando flash luminosos aos distantes olhinhos que degustam películas ainda que distante… e, por puro milagre, ainda se permitem a sonhar por ter o céu como se cinema fosse!

    Deveriam estes seres outros, os que escrevem sobre películas, de também elencar aos semblantes que reluzem na telinha. Merecidamente, tão belos quanto! grato.

  2. Surya disse:

    Adoro todos, adoro o teu estilo, pq na vdarede e9s uma vdaredeira inspirae7e3o para mim.Se tiver se escolher sf3 um, escolho sem dfavida o vestido de gala vermelhor, q adorei!!Mas tb gosto mt do 1ba look da faltima linha, e do 4ba look da 3aa fila :DBjs

  3. Excelente filme. Nos leva a reflexão sobre a nossa vida, as partes de nós que costumamos deixar “pelo caminho”, por não ter coragem de romper com paradigmas, por não ter coragem de enfrentar a nós mesmos. Adorei o filme.

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!