Um Dia de Chuva em Nova York

“Um Dia de Chuva em Nova York”- “A Rainy Day in New York”, Estados Unidos, 2018

Direção: Woody Allen

Na nova comédia romântica, o 49º filme de Woody Allen, que quase não foi lançado por problemas com a Amazon, Gatsby Wells (Timothée Chalamet) e Ashleig, sua namorada (Elle Fanning), estudam em Yardley, uma universidade pequena e seleta, frequentada por uma elite endinheirada.

Ele tem uma família rica em Nova York e uma mãe que opina muito em sua vida. Está chegando a data da festa black-tie que ela dá anualmente no apartamento da família em Nova York e ela quer que ele venha.

Os dois namorados combinam um fim de semana em Nova York. Ele quer levá-la a conhecer lugares imperdíveis na opinião dele. Afinal, ela vem de uma família do Arizona, que não tem a cultura da dele. Mal conhece a cidade e só se lembra de ter comprado uma Birkin na rua, baratinha. É uma moça caipira e ingênua.

Ela estuda jornalismo e tem que fazer uma entrevista com um diretor de cinema importante, Rolland Pollard, para o jornal da faculdade.

No ônibus que os leva para Nova York, ela pede que ele ajude com as perguntas que deve fazer. Além de citar nomes de diretores famosos e se atrapalhar com a nacionalidade deles, ela pouco sabe sobre cinema.

Hospedam-se numa suíte do Pierre porque Gatsby, um jogador com sorte, quer mostrar o Central Park no outono para Ashleigh. Mas está quase na hora da entrevista no Soho e ela não quer se atrasar. Combinam um almoço no Daniel’s.

Ashleigh é loura, alta, bonita e jovem. De suéter e saia curta, impressiona homens mais velhos. Até por isso, gostando de ser admirada e deslumbrada com o mundo das celebridades do cinema, ela se divide entre o diretor (Liev Schreiber) que quer levá-la para o sul da França, como sua musa, o roteirista (Jude Law), que está sendo traído pela mulher dele (Rebbeca Hall) e um ator famoso (Diego Luna).

Ashleigh bebe muito, fuma um baseado e vai acabar com o fim de semana de Gatsby. Nunca está disponível para nenhum dos programas que tinham combinado. E se mete em encrencas divertidas.

Gatsby, por sua vez, encontrou por acaso a irmã mais nova de uma antiga namorada, Shan (Selena Gomez). Depois de alguns beijos para o filme de um amigo comum, acabam no apartamento dos pais dela porque começa a chover e ele quer trocar de roupa.

Há um momento melancólico e romântico quando Gatsby senta-se ao piano e canta com uma inesperada afinação “Everything Happens to Me”. Chove muito lá fora.

Reparem na cena em que há um close de Shan na janela, onde a água da chuva e luzes verde e rosa transformam o rosto dela num Renoir vivo. Ela é uma moça sem frescuras, inteligente e irônica. E sexy.

No MET, cercados por Renoirs, impressionistas e retratos de John Singer Sargent, acabam na ala egípcia, onde Gatsby dá de cara com os tios. Vai ter que ir na festa da mãe.

Sozinho, no piano-bar do Carlyle, ele recruta uma profissional lindíssima para a festa da mãe (Cherry Jones). Lá haverá uma conversa que vai mudar o jeito dele viver a vida. Ele amadurece à força e é levado a procurar o que realmente tem a ver com ele.

Toda sua insegurança, ansiedade e o resto, estavam dentro dele e não fora.

Woody Allen, 83 anos, conseguiu novamente. “Um Dia de Chuva em Nova York” é um filme que parece tratar de coisa sem importância mas o diretor nos ensina que a vida é assim. Somos frágeis e estamos à mercê dos acontecimentos. Temos que ter sorte e talento para aproveitar os bons momentos.

Este post tem 2 Comentários

  1. Elizabeth Villaça disse:

    Um bom filme, afinal um Woody Allen é sempre bom de ver. O que mais gostei do filme foi a trilha sonora, o Allen sabe das coisas!

  2. SylviaManzano disse:

    O maior momento de querer voltar a morar em São Paulo é qdo leio as resenhas da Eleonora.
    É como se eu estivesse fora do mundo, mas como no planeta não existe fora, inevitavelmente estou dentro.
    Num dentro que não passa nenhum Woody Allen e quando passa é dublado.
    Mas há vantagens: ar puro, mar ali na esquina, trânsito sem buzinas, que até param pra vc passar, manga rosa na Casa do Norte, criança pintando alguma parede da minha casa, etc e tal.

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!