Um Inverno em Nova York

“Um Inverno em Nova York”- “The Kindness of Strangers”, Estados Unidos, 2019

Direção: Lone Scherfig

O título original fala mais a respeito do filme do que a tradução: “A Bondade de Estranhos”. Vamos ver uma história delicada que mostra a gentileza de gente que não conhece mas ajuda a personagem principal.

A gentileza com que tratamos aqueles que não conhecemos é uma das mais importantes qualidades do ser humano. Importar-se com quem não conhecemos é o que mantém uma sociedade bem organizada. Gentileza e bondade são a cola que nos une uns aos outros e é muito necessária quando passamos por dificuldades.

Precisamos pensar nisso e deixar que nosso coração assuma as rédeas dos nossos impulsos generosos. Nesse filme da diretora dinamarquesa Lone Scherfig, ela traz personagens que fazem o bem sem esperar retribuição, apenas porque existe empatia com o sofrimento alheio.

Mas não pensem que se trata de um filme piegas, nem adocicado.

A diretora do filme também escreveu o roteiro que é perfeito. É um filme coral, como dizem os franceses, no qual várias histórias se cruzam, tecendo uma rede que une todos os personagens.

Uma cadeira jogada pela janela por um rapaz bravo, torna-se o centro das atenções dos filhos de Clara (Zoe Kazan, atriz maravilhosa), que fugiu de casa no meio da noite e atravessou a ponte para Nova York. A mãe e os filhos nunca haviam estado na cidade que os acolhe. Os meninos estão animados. Não entendem a situação de sem teto em que estão metidos. Pensam que estão de férias. A cadeira vai aparecer de novo e será um bom augúrio para Clara.

Ela procura o pai de Richard (Esben Smed), marido dela, que não quer ajudar Clara. Acha que ela tem que voltar para o filho, policial violento, que surrava as crianças.

Dada a situação, Clara vai ter que se virar. Vai encontrar pessoas que não conhece e de quem não espera grande coisa.

Em um restaurante russo, Clara rouba comida para os filhos. O dono, Timofey (Bill Nighy) vai ser um dos personagens gentís na vida de Clara.

Outros vão aparecer. Andrea (Alice Riseborough), que é enfermeira num hospital e tem um grupo de ajuda numa igreja e Marc que leva um amigo advogado para esse grupo. Tem também Jeff (Caleb Landry Jones), que foi quem jogou a cadeira pela janela quando foi despedido.

O restaurante russo vai ser um dos cenários principais, onde vão acontecer os encontros de Clara com as pessoas que vão ajudá-la por pura bondade.

O filme vai ter um ritmo emocional de acordo com o que acontece. Há momentos de puro deleite e outros em que ficamos com pena dos personagens. E torcemos pelos pares amorosos que se formam.

Mostrar o melhor das pessoas é a proposta desse filme.

E “Um Inverno em Nova York” aquece nossos corações fazendo isso. Não deixe de ver.

Este post tem 0 Comentários

  1. Fernanda MORGANTI Ferro disse:

    Adorei o filme!!
    Sempre a um recomeço, mais que merecido!
    Obrigada!!

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!