Atentado ao Hotel Taj Mahal

“Atentado ao Hotel Taj Mahal”- “Hotel Mumbai “, Austrália, Índia, Estados Unidos

Direção: Anthony Maras

A Índia conseguiu sua independência da Inglaterra em 15 de agosto de 1947 mas um alto preço em vidas foi cobrado por decisões geopolíticas erradas. Hindus e muçulmanos que conviviam no país foram obrigados a habitar países diferentes devido à partição do território em dois, Índia para os hindus e Paquistão para os muçulmanos. Muito depois surgiria a outra divisão que criou Bangladesh.

Um banho de sangue marcou a data e ainda não parou de jorrar. Nunca mais houve paz nessa região. O filme “Hotel Mumbai” é um triste exemplo.

Começa mostrando um barquinho com os 10 jovens muçulmanos a bordo chegando à terra, a cidade de Mumbai em 26 de novembro de 2008.

Ainda no barco um celular tocara e o líder Bull dera instruções aos rapazes que levavam metralhadoras e granadas em suas mochilas.

Vários pontos de Mumbai foram atacados mas o filme se concentra na invasão do hotel, que foi inaugurado em 16 de dezembro de 1903, e que é um patrimônio da cidade, tendo o Portal da Índia, monumento histórico, à sua frente.

O roteiro baseou-se no documentário “Surviving Mumbai” e foi escrito pelo diretor Anthony Maras e John Collee.

Os rapazes paquistaneses eram membros da milícia islâmica Lashkar-e-Taiba. Sentimentos de ódio aos indianos, ficam claros já no começo do filme, quando o líder fala pelo celular para todos ouvirem:

“- Irmãos! Olhem o que eles roubaram de nós!”

Ao fundo, o perfil da cidade que brilha ao sol.

Assim, quando a invasão do Taj Mahal começa, os primeiros alvos dos quatro terroristas, que entraram em meio à confusão promovida pelos outros ataques, são os indianos e depois os ocidentais ricos cujas mortes chamariam a atenção do mundo inteiro.

Acompanhamos a noite de terror e pânico do casal David (Armie Hammer) e sua mulher Zhara (Nazanin Boniadi), indiana muçulmana, com seu bebê de colo e a babá (Tilda Cobhan-Harvey).

Os funcionários do hotel protegeram os hóspedes e foram os mais perseguidos pela fúria das metralhadoras, atirando sem parar. O garçom Sikk, Arjun (Dev Patel), que usa turbante por causa de sua religião e o Chefe da cozinha Hermant Oberoi (Anupam Kher), um personagem real, foram verdadeiros heróis.

Ao final, com quase 100 mortos e muitos feridos, ficamos emocionados ao saber que a metade dos mortos era de funcionários do hotel que fizeram de tudo para salvar os hóspedes, à custa de suas próprias vidas.

E mantiveram a tradição do Taj Mahal, através do Chefe Oberoi, que abriu um dos restaurantes em três semanas. A restauração do hotel levou 21 meses e continua sendo um cartão postal de Mumbai.

Um filme violento, com muito suspense e que conta uma história que aconteceu de verdade por causa de uma vingança que marcou a vida dos dois povos, hindus e muçulmanos. O Mahatma Gandhi muito lutou para que vivessem juntos e em paz na Mãe Índia. Em vão. Venceu o ódio.

 

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!