31 Ago, 2011
“Polanski, Uma Vida” por Christopher Sandford – Nova Fronteira – Esse livro, recém lançado, conta a vida de um dos cineastas mais famosos do cinema, não só por seus filmes mas também pela vida conturbada. Ele não autorizou essa biografia, então não sabemos se tudo que está escrito é verdade. Ao mesmo tempo, isso atiça ainda mais a curiosidade. Porque a vida de Roman Polanski daria um filme escandaloso.
O cineasta faz 78 anos essa semana e tem na filmografia obras maravilhosas como “O Bebê de Rosemary”(1968), “Chinatown”(1974),
“O Inquilino”(1976), “Tess”(1979), “O Pianista”(2002), “O Escritor Fantasma”(2010). Seu último filme será apresentado agora no Festival de cinema de Veneza: “Carnage” ou “O Deus da Carnificina”.
“Suas grandes obras estão associadas à tragédias”, diz o biógrafo. Certamente não foi fácil ter passado a infância em um campo de concentração, onde perdeu a mãe, durante a Segunda Guerra. E o mundo todo ainda se lembra do assassinato macabro de sua mulher, a bela atriz Sharon Tate, grávida de 8 mêses pelo bando insano de Charles Mason. Mais recentemente, Polanski teve proibida sua entrada nos Estados Unidos pela acusação de estupro de uma menor.
Essa biografia deve ser um livro daqueles que não se larga antes de acabar.