Entre Segredos e Mentiras

“Entre Segredos e Mentiras”- “All Good Things”, Estados Unidos, 2009

Direção: Andrew Jarecki

 

Uma estranha luz ilumina uma água azul. O mar e a lua? Clima sombrio.

Enquanto passam as cenas, ouvimos uma voz em “off”, aparentemente em um tribunal, perguntar a um homem sobre o seu passado. Ficamos sabendo seu nome, que nasceu em New York, tem pai vivo. A mãe morreu quando ele tinha 7 anos.

“- E como ela morreu?”

“- Uma morte violenta”, responde aquele que se chama David.

Arrepios.

Os letreiros avisam que o filme se baseia em fatos reais.

Cenas do passado na tela. Um filme caseiro mostra um menino jogando tênis e brincando na piscina com a mãe.

Os dois, felizes, andando de bicicleta.

Gramados verdes a perder de vista e uma linda casa branca na colina são o cenário suntuoso que cerca essas vidas.

Logo, crianças bonitas e bem vestidas ao redor de uma mesa no jardim. O menino, fantasiado de cowboy sopra as velas do bolo de aniversário que a bela mãe traz para ele, cercada de empregados uniformizados.

Há um sentimento de felicidade entre o menino e sua mãe que, súbitamente, é transformado em algo perigoso quando a câmara, que focava o rosto do menino, procura o pai em “close” no fundo da cena.

Tudo indica que o triângulo edípico conduzirá a tragédia que intuímos ao ver essas imagens. Mãe e filho amorosos e um pai que tudo observa com olhos frios.

Essa é a história da família Marks. O pai (Frank Langella, excelente), poderoso “tycoon” no ramo imobiliário, dono de pardieiros na rua 42 e do Times Square, vai transformar o cenário urbano de New York. Nos anos 70, arranha-céus ocupam o lugar de “inferninhos” que desvalorizavam o local.

Mas o herdeiro David (o ótimo Ryan Gosling de “Namorados para Sempre”), desagrada ao pai em tudo. Até na escolha da namorada Katie (Kirsten Dunst, talentosa como sempre), que veio de Long Island sem brasão nem dinheiro na família e que quer estudar medicina.

O casal vai morar junto apesar da desaprovação do pai. Levam uma vida livre, sem luxos em Connecticut e abrem uma loja de comidas saudáveis, a “All Good Things”. E parecem felizes até que um dia Katie ouve o marido falando sozinho e começa a sofrer com a violência dele.

Negros presságios toldam o céu azul da vida no campo…

Contar mais é estragar a festa.

Andrew Jarecki estréia com “Entre Segredos e Mentiras” na direção de um longa. É também co-autor do roteiro.

Há nesse filme inspirações em Hitchcock e Brian de Palma, mestres do “triller” que também puseram na tela mães narcisistas, filhos psicóticos, suicídios, assassinatos e “cross-dressing”. Perversão alimentando suspense.

“Entre Segredos e Mentiras”, sem ser um filme imperdível, prende nossa atenção e envolve nossa curiosidade. E é uma delícia ver os anos 70 recriados ao som de “Last Dance” que Donna Summer transformou no hino de uma época.

E mais, quem gosta de apreciar boas atuações, não pode deixar de ver Frank Langella, Kirsten Dunst e Ryan Gosling brilhando como devem brilhar os “movie stars”.

Este post tem 0 Comentários

  1. Ruth disse:

    Cara Eleonora,
    assisti ontem à noite ao programa Amaury Jr. e não pude resistir para entrar no seu blog para dizer que a-d-o-r-e-i suas palavras em relação ao sofrimento e à felicidade… compartilho de cada afirmação feita por você nesse assunto… não acredito em “coincidências”, por isso, estou aproveitando esse espaço para lhe agradecer pelas belas e sábias palavras! Beijo no coração, que Deus continue lhe abençoando!

  2. Eleonora Rosset disse:

    Minha querida Ruth,
    Quanto carinho vc passou pra mim com o seu comentário! Vc é uma pessoa especial porque é generosa e sincera.
    Vou tentar fazer bem a minha parte nesse mundo, como sei que vc faz.
    Mts bjs

  3. Qdo foi esse ontem q vc apareceu no programa do Amaury? Eu assisti um programa, qdo vc foi falar deste site. Teve outro?

    • Eleonora Rosset disse:

      Querida,
      Foi uma reprise daquela entrevista no Amaury que vc viu. Teve boa audiência e eles repetiram. Pra mim é mt bom pq divulga mais o blog.
      Tenho ido ver alguns filmes da Mostra.
      Vc iria gostar de ” O Futuro” de Miranda July, uma talentosa jovem diretora e atriz que fala sb as angústias do viver de forma sóbria mas comovente.
      Tem no filme uma frase de um gato que espanta de tão verdadeira:
      ” Só o começo é bom. Mas o começo já acabou…”
      Talvez pareça estranha fora do contexto mas, acredite, Miranda July sabe das coisas do viver.
      Se ebtrar em cartaz eu aconselho vivamente que todo mundo vá ver. Se bem que só os pensantes, como vc, irão aproveitar da beleza, ironia e verdade de ” O Futuro”.
      Mts bjs

      • essa frase do gato me assustou.
        será q não tem coisa q pode ir melhorando com o tempo?

        pegando carona no comentário do claudinei, eu ia adorar q vc publicasse livros sobre psicanálise com essa sabedoria acumulada e despretenciosa q tem.

  4. Claudinei Silva disse:

    Dra. Eleonora Rosset

    Boa tarde!

    Tenho 39 anos sou casado tenho uma 1 filha, pós graduado em administração de empresas pela Faap e havia muito tempo que eu não assistia um programa de televisão a não ser os jornalisticos. Foi então que hj dia 25.10.2011 em um desses raros momentos em que o tempo nos permiti parar para prestar atenção em algo, me peguei assistindo, acredito ser uma reprise da entrevista da Dra no programa Amaury Jr, realmente fiquei admirado com sua clareza e capacidade intelectual. Sou grato pela influência positiva dos seus comentários, achei muito interessante aquela comparação em que as pessoas quando estão em festa , eufóricas etc não param para pensar mas quando estão melancólicas solitárias param e começam a rever valores , se possivel gostaria que me enviasse algumas indicações de livros de sua autoria ou de outros autores sobre o assunto.

    Um Beijo no Seu Coração

    E que Deus te Ilumine.

    Claudinei Silva
    Administrador de empresas

    • Eleonora Rosset disse:

      Meu caro Claudinei,
      Fiquei satisfeita com o seu comentário, já que a entrevista deixou marcas em sua mente aberta. Essa curiosidade vai ser importante no seu caminhar pela vida. Acredite.
      Não posso te indicar livros de minha autoria pq não existem. Escrevi capitulos em coletâneas de psicanalistas mas eram temas dirigidos a profissionais da área.
      Aconselho vc a assistir bons filmes e a ler resenhas e críticas que estimulem vc a pensar sb temas que chamem a sua atenção.
      O cinema serve como um espaço para criar maneiras novas de ver o mundo.
      Estou aqui para isso!
      Volte sempre e pergunte o que quiser!

  5. Precious disse:

    Apeprctiaion for this information is over 9000—thank you!

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!