Sob o sol da Toscana
“Sob o sol da Toscana”- “Under the Tuscan Sun”, Estados Unidos, 2003
Direção: Audrey Wells
Ela foi a última a saber que o marido a traia e queria o divórcio.
Frances, uma bela mulher de uns quarenta anos, vive em São Francisco e é escritora. Mas aceitou trabalhar para que o marido, supostamente também escritor, pudesse escrever em casa. Ela caiu das nuvens com a notícia. E entrou em depressão.
Pior, teve que deixar o apartamento em que vivia e ir morar num estúdio pequeno e sem graça, onde ficam os divorciados sem teto.
Mas Frances foi salva dessa vidinha que a esperava porque sua amiga Patti (SandraOh) fica grávida e dá sua passagem para uma excursão pela Itália para a recém divorciada. Frances hesita mas aceita.
E lá em Cortona, cidadezinha agradável na Toscana, ela manda o ônibus parar porque descobre uma linda vila italiana que está à venda. Foi paixão à primeira vista. Frances precisava de um lar mais que tudo na vida.
E, como a casa pedia uma reforma vamos ver ela, animada, contratando poloneses ilegais e simpáticos para o trabalho braçal. Ela tinha que tirar da cabeça suas tristezas e nada melhor do que um trabalho duro entre gente esforçada e apreciadora do seu talento na cozinha.
O corretor que vendera a vila para ela estava sempre disposto a acudir nas emergências. Estava encantado com Frances mas, casado e feliz, flertava com ela, mas só.
Frances tinha conseguido companhia. Eram quase uma família naquela vila. Mas faltava um amor na vida de Frances.
E vamos ver então o que acontece com Frances na terra dos homens galanteadores.
O filme é leve, divertido e Dane Lane como Frances nos encanta com seu sorriso maroto e olhar sexy. Ela é o centro das atenções naquela cidadezinha italiana onde todos se conhecem.
Os personagens secundários são bem escolhidos e suas histórias se entrelaçam com as de Frances. Assim temos Raul Bova que faz Marcello, bonitão e sedutor, Lindsay Duncan como Katherine, mulher fatal, que é doida por chapéus e cita Fellini com quem diz que aprendeu tudo que sabe.
O filme é baseado no bestseller de Frances Mayes que conta como os cenários coloridos da Toscana e a gente do local a ajudaram a sair da depressão e ter esperanças de começar uma vida nova.