The Falls

“The Falls”- “Pu bu”, Taiwan, 2021

Direção: Chung Mong-Hong

A mãe bate na porta do quarto da filha e a chama para ir para a escola. Ambas estão atrasadas.

As duas vivem num apartamento espaçoso e bem decorado, de um jeito feminino. Situado num bairro caro da cidade, tem a fachada em reforma.

Observamos nas primeiras cenas que Pi-wen, a mãe (Alyssia Chia) e a jovem adolescente Xiao Jing (Gingle Wang) não tem uma relação fácil. Respondem uma à outra com quase rispidez.

Pi-wen é mãe solteira independente, bem cuidada e trabalha num posto importante numa multinacional.

Mas tudo vai mudar.

É o início da pandemia de coronavírus e todos usam máscara tanto no trabalho da mãe como na escola da filha. Infelizmente o vírus causa muitas mudanças, como sabemos e uma delas vai mexer com a estabilidade emocional da mãe. Inesperadamente, tem uma queda no seu salário e a vemos bastante nervosa. Parece que existem dívidas não pagas por causa de investimentos que não deram certo. O dinheiro está curto.

Como se não bastasse, a filha é mandada para casa porque surgiu um caso positivo na sala de aula. Uma menina que sentava atrás da filha. Ao saberem disso em seu trabalho, a mãe é aconselhada a guardar a quarentena com a filha em casa.

Tudo parece desmoronar com esses acontecimentos. A animosidade entre as duas, convivendo na quarentena, torna o clima quase insuportável.

A mãe resolve chamar o pai da adolescente para ajudá-la com a filha. Mas parece que o motivo foi outro. Ainda está envolvida com seu ex, homem casado com um mulher mais jovem sendo que os dois tem um filho.

O pai, que nunca esteve presente, faz ver que a família dele tem que ser respeitada. Isso afunda ainda mais a autoestima da mãe, que tem um surto e sai sozinha na noite de tempestade à procura da filha. É encontrada bastante desorientada e levada para o hospital.

Quando ela volta, um incêndio quase destrói o apartamento e ameaça o sossego dos outros condôminos. Mãe e filha vão ter que enfrentar uma crise ainda maior. Novo surto da mãe. Aparentemente um acidente na cozinha dela foi a causa do fogo. Ela agora é internada na ala psiquiátrica o hospital.

O diretor Chung Monj-hong, conhecido também pelo pseudônimo Nagao Nakashima, é co-roteirista e diretor de fotografia desse filme que coloca em evidência a pandemia e o quanto as pessoas se sentem fragilizadas, principalmente quando as coisas já não corriam bem. Tudo emerge com força das águas profundas.

A troca de papéis mãe/filha com o amadurecimento forçado pelo qual passa a filha, é muito comovente. E o final do filme alude ao amor, paciência e compreensão necessários quando desastres afetam o estado emocional de alguém na família.

“The Falls” é um filme intimista, feito de pequenos acidentes que aproximam mãe e filha, utilizando as máscaras da pandemia para que os olhos falem mais sobre o sentimentos calados.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!