A Desordem que Ficou

“A Desordem que Ficou”- “The Mess You Leave Behind”, Espanha, 2020

Direção: Carlos Montero e outros

No interior da Galicia, acontece uma história com segredos bem guardados, suspense, conflitos psicológicos, amores proibidos e relações difíceis entre as pessoas.

Duas mulheres serão as personagens principais de uma série de 8 capítulos, baseada no romance escrito pelo diretor Carlos Montero, que também auxilou no roteiro.

Raquel (Inma Cuesta) e Germán (Tamar Novas) estão passando por uma crise no casamento e vão se mudar para a cidadezinha de Romariz, onde vivem os pais dele.

Ela acaba de perder sua mãe e vive um luto doloroso. O marido está desempregado e ela se deixa levar por ele. Aceita substituir uma outra professora na escola local.

Raquel espera que a função de professora de literatura a faça retornar a ser como era antes da mãe morrer. As duas não tinham uma relação fácil e, como sabemos, o luto que acompanha a perda nesses casos é sempre pesado. Ela toma remédios fortes. Está deprmida.

E, infelizmente, ao contrário do que ela esperava, se vê hostilizada pela classe de jovens, aparentemente, muito atrapalhados com o luto pela antiga professora, que parece que se suicidou. Um bilhete macabro aparece em sua bolsa:

“E você? Quando vai morrer?”

Raquel fica assustada mas tenta não perder o controle.

Mal sabe ela, e vai saber aos poucos, que a história em torno à morte de Veruca, bela e sexy, aquela que Raquel substitui, é muito mais pesada e terrível do que ela imagina.

Raquel vai se ver enredada num jogo de poder envolvendo a quase todos na cidadezinha. E isso porque ela resolve bancar a detetive para descobrir o que levou Veruca à morte. Não se dá conta do quanto repete, sem notar, os passos de Veruca (Barbara Lennie). E então vai enfrentar perigos que não conhece, fascinada com a figura da mulher que veio substituir. O roteiro cria cenas alternadas das vidas das duas, facilitando a aproximação dos caminhos que testemunhamos.

Raquel e Veruca são mulheres complexas que circulam num ambiente onde existem pontos de encontro com pessoas tóxicas. Mas elas nunca se viram. A não ser numa cena imaginária e marcante, quando lidam com suas perdas visitando um hospital. Raquel mostra-se atraida pela mulher que a antecedeu e não precisa das drogas que circulam entre os jovens e muitos dos adultos em Romariz. Ela alucina por conta dos remédios e também por conta de seu estado psíquico.

A pergunta que nos fazemos é: aquilo que levou Veruca à morte também ameaça Raquel?

A série é atraente. Sexo, drogas, violência e personagens viciados em situações perigosas. Alguns encontram a saída dos dilemas que vivem, outros não.

Vale a pena conferir.

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!